Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37364
Title: Teorema de Pitágoras: uma abordagem criativa para o desenvolvimento de competências transversais e específicas
Author: Silva, Sara Alexandra Dias da Costa e
Advisor: Cabrita, Isabel
Hall, Andreia
Keywords: Teorema de Pitágoras
Criatividade
Conexões
GeoGebra
Defense Date: 4-Feb-2021
Abstract: O ensino nas escolas tem hoje novos desafios na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e exige que estes sejam flexíveis, criativos e pró-ativos, uma vez que dificilmente desempenharão a mesma função durante a sua vida, ou até desempenharão funções que hoje ainda nem existem. Respeitando os princípios, áreas de competência e valores previstos no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, espera-se que os docentes, no sentido de os preparar, exerçam uma praxis inovadora e criativa. O ensino da matemática, ciência com presença relevante nas mais variadas áreas, assume um papel primordial na articulação com outros saberes. A planificação de experiências didáticas em Matemática deverá ter em conta, designadamente, o contexto e o tempo em que ocorrem. O tema no qual incide o estudo aposta numa abordagem criativa, consubstanciada por uma sequência de tarefas desafiantes que evidenciam conexões várias e cuja resolução é mediada por ferramentas tecnológicas. Esta investigação teve por objetivo analisar o impacto de uma tal abordagem criativa do Teorema de Pitágoras no desenvolvimento de competências transversais e específicas, nomeadamente, numa mais sólida apropriação e aplicação do Teorema de Pitágoras, dando particular destaque ao raciocínio, à resolução de problemas e à comunicação, e no gosto e atitude dos alunos face à Geometria. O estudo de caso, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu alunos do oitavo ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de observações de aulas, registadas num diário de bordo e documentos relativos às produções dos alunos, tanto em suporte de papel como em suporte digital. Observou-se, neste estudo, que os alunos, num ambiente de trabalho colaborativo, estabelecendo conexões intra e inter Matemática, com auxílio a recursos tecnológicos, parecem desenvolver o gosto e atitudes mais favoráveis em relação à disciplina, em geral, e à Geometria em particular, sentem-se mais estimulados a participar, estabelecem mais facilmente conexões, discutem ideias, conjeturam e generalizam, desenvolvendo conhecimentos, capacidades e aptidões, transversais e específicas.
Teaching in schools today has new challenges in preparing pupils for the labour market, requiring them to be flexible, be creative and proactive, as they will hardly perform the same function during their lifetime, or even perform functions that do not even exist today. Respecting the principles, areas of competence and values, provided by the document Profile of Students at the Exit of Compulsory Schooling, it is expected that teachers, in order to prepare them, exercise an innovative and creative praxis. The teaching of mathematics, a science with a relevant presence in various areas, assumes a primordial role in the articulation with other areas of knowledge. The planning of didactic experiences in mathematics should take into account, inter alia, the context and time in which they occur. The theme on which the study focused, relied on a creative approach, embodied by a sequence of challenging tasks that evidence various connections and whose resolution is mediated by technological tools. This research aimed to analyse the impact of such a creative approach to the Pythagoras Theorem, on the development of transversal and specific skills, namely in a more solid appropriation and application of the Pythagoras Theorem, giving particular emphasis to reasoning, problem solving and communication, and on the students' taste and attitude towards Geometry. The case study, of qualitative and interpretative nature, involved eighth grade students. The data were collected through observations of classes, recorded in a research diary and documents relating to the students' productions, both on paper and in digital media. It was observed in this study that students, in a collaborative work environment, establishing intra and inter mathematics connections, with the aid of technological resources, seem to develop taste and attitudes more favourable towards the subject, in general, and Geometry in particular, feel more stimulated to participate, establish more easily connections, discuss ideas, conjecture and generalize, developing skills and abilities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37364
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

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