Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37302
Title: Aprendizagens ativas em matemática com recurso ao GeoGebra: a função exponencial
Author: Assunção, Elsa Maria Godinho de
Advisor: Bastos, Nuno Rafael de Oliveira
Hall, Andreia
Keywords: Função exponencial
GeoGebra
Sala de aula invertida
Livro dinâmico
Defense Date: 16-Dec-2022
Abstract: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar o livro dinâmico “A Função Exponencial” que foi elaborado para o ensino deste tema no ensino secundário recorrendo à metodologia da sala de aula invertida. O livro é composto por uma sequência de atividades que abordam os conceitos base deste conteúdo, foi construído recorrendo ao software GeoGebra e encontra-se disponível na plataforma do GeoGebra. A sala de aula invertida é caraterizada por dois momentos, um antes da aula presencial em que os alunos estudam previamente os conteúdos disponibilizados pelo professor e a aula presencial onde se realizam atividades práticas como por exemplo resolução de problemas. A utilização do material produzido ocorreu na fase pré-aula e foi disponibilizado aos alunos através do GeoGebra Classroom, ferramenta que permite ao professor acompanhar o desenvolvimento do trabalho dos alunos mesmo à distância. Os resultados obtidos com a aplicação das atividades na perspetiva da sala de aula invertida foram francamente positivos e mostram que este é um caminho a seguir.
The main goal of the this work is to present the dynamic book “A Função Exponencial” that was prepared for the teaching of this topic in secondary education using the flipped classroom method. The book consist of a sequence of activities that explores the basic concepts of this topic. The book and its activities were designed by using the GeoGebra software and it is available on the GeoGebra platform. The flipped classroom is organised by two moments, one before the face-to-face class in which students had previously studied the contents provided by the teacher and the face-to-face class itself where practical activities, such as problem-solving are carried out. The use of the material produced took place in the pre-class stage and it became available to students through the GeoGebra Classroom, a tool which allows the teacher to monitor the development of the students' work even at distance. The results obtained with the application of this set of activities in the perspective of the flipped classroom were quite positive and has shown that this is the way to go forward.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37302
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Elsa_Assunção.pdf7.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.