Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/3619
Título: Intercompreensão e sensibilização à diversidade linguística: um estudo numa turma de 1º ciclo
Autor: Valente, Isabel Cristina Gomes Rocha
Orientador: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de línguas
Educação intercultural: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Técnicas da aula
Metodologia de ensino
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Enquadrado numa Didáctica de Línguas fundada numa educação que se pretende cada vez mais intercultural, este trabalho, elaborado a partir de um projecto de intervenção numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como objectivo compreender a forma como a Intercompreensão e sua exploração nos primeiros anos de escolaridade poderá conduzir à sensibilização à diversidade linguística e cultural dos sujeitos aprendentes. Inspirando-nos nos desenvolvimentos teóricos e práticos dos diversos projectos europeus constituídos em torno desta temática, concebemos um projecto de investigação-acção através do qual se procurou perceber o papel da Intercompreensão no desenvolvimento da competência plurilingue de alunos dos primeiros anos de escolaridade, procurando analisar e compreender as aprendizagens decorrentes desse processo. Através da observação e análise de aulas desenvolvidas, foram recolhidos dados que nos permitiram concluir que a Intercompreensão possibilita, no âmbito da comunicação e educação interculturais, o desenvolvimento de uma maior consciência da diversidade linguística e cultural do mundo, bem como uma maior abertura e curiosidade sobre o Outro, num esforço conjunto de reconhecimento da diferença enquanto factor de enriquecimento de vivências.
Framed in the scientific domain of Language Didactics and based on the notion of intercultural education, this study, carried out in a primary class, had as its main goal, understanding the way Intercomprehension and the exploration of its potentialities in the early learning years may constitute an effective way of raising awareness to language and culture diversity in primary school students. Inspired by the theoretical and practical development of several European projects built around this notion, it was conceived an action-research study aiming: i) to understand the role of Intercomprehension in the development of plurilingual competence; ii) to study how to stimulate the development of such competence in primary-school children; iii) to identify and understand the learning process and different types of knowledge resulting from this process. The collected data through classes’ observation and analysis evidence that Intercomprehension provides, in communication and intercultural education contexts, for the development of competences associated to an improved awareness to language and culture diversity, openness and curiosity towards Others while promoting the perception of differences as a factor that may enrich life experiences.
Descrição: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/3619
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf40.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.