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http://hdl.handle.net/10773/3605
Title: | Avaliação em português no 9º ano e o desafio da literacia (2000-2009) |
Author: | Marques, Rita Maria Pires Antunes dos Santos Luís |
Advisor: | Coelho, Carlos Meireles |
Keywords: | Ensino da língua materna Língua portuguesa Ensino básico 3º ciclo - Portugal Avaliação da educação Avaliação de currículos Avaliação dos alunos Eficácia da escola Resultados da educação |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Em 2000, os alunos portugueses de 15 anos foram submetidos a uma
avaliação do PISA (Programme for International Student Assessment) as
competências de literacia em contexto de leitura, revelando desempenhos
modestos, abaixo da média dos países da OCDE. A avaliação destes
resultados originou também preocupações de caráter didático, relevantes para
a língua portuguesa, visíveis na urgente reformulação curricular que deu
origem ao CNEB (Currículo Nacional do Ensino Básico), e na implementação
dos exames nacionais de língua portuguesa em 2005, como necessidade em
aferir critérios a nível nacional. Entretanto, os programas de Lingua
Portuguesa de 1991 têm estado (administrativamente) em vigor até 2009,
embora os exames nacionais já não os avaliem e sejam conhecidos novos
programas de Português do ensino básico que ainda não estão em vigor mas
que os suportam.
Pretende-se analisar o modo como a escola portuguesa procura responder ao
desafio da literacia, em tempos de mudança curricular, com base nos
resultados da avaliação em português no 9.O ano (testes PISA e exames
nacionais) e numa experiência piloto pré-experimental concretizada com uma
amostra de 30 alunos do 9.O ano. In 2000, 15-year-old Portuguese students were submitted to a PISA (Program for International Student Assessment) assessment of literacy skills in reading, revealing a modest performance below the average of the OECD countries. The evaluation of these results also led to didactic concerns regarding the Portuguese language, visible on the urgent curriculum reform that gave rise to the CNEB (National Curriculum for Basic Education) and the implementation of national exams for the Portuguese language in 2005, as a need to benchmark criteria at the national levei. Meanwhile, the 1991 Portuguese language syllabuses were (administratively) in effect until 2009, even though the national exams had already stopped evaluating them. There are new syllabuses for the Portuguese Basic Education. which are not yet in force. although they already inform those exams. We aim at examining how the Portuguese school tries to tackle the challenge of literacy in a time of curricular change, based on the evaluation results in the Portuguese language in the 9Ih year (PISA tests and national exams) and on a pre-experimental pilot experlence carried out with a sample of 30 students of the 9Ih grade. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3605 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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