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dc.contributor.advisorCoelho, Carlos Meirelespor
dc.contributor.authorMarques, Rita Maria Pires Antunes dos Santos Luíspor
dc.date.accessioned2011-06-09T15:55:41Z-
dc.date.available2011-06-09T15:55:41Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3605-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Socialpor
dc.description.abstractEm 2000, os alunos portugueses de 15 anos foram submetidos a uma avaliação do PISA (Programme for International Student Assessment) as competências de literacia em contexto de leitura, revelando desempenhos modestos, abaixo da média dos países da OCDE. A avaliação destes resultados originou também preocupações de caráter didático, relevantes para a língua portuguesa, visíveis na urgente reformulação curricular que deu origem ao CNEB (Currículo Nacional do Ensino Básico), e na implementação dos exames nacionais de língua portuguesa em 2005, como necessidade em aferir critérios a nível nacional. Entretanto, os programas de Lingua Portuguesa de 1991 têm estado (administrativamente) em vigor até 2009, embora os exames nacionais já não os avaliem e sejam conhecidos novos programas de Português do ensino básico que ainda não estão em vigor mas que os suportam. Pretende-se analisar o modo como a escola portuguesa procura responder ao desafio da literacia, em tempos de mudança curricular, com base nos resultados da avaliação em português no 9.O ano (testes PISA e exames nacionais) e numa experiência piloto pré-experimental concretizada com uma amostra de 30 alunos do 9.O ano.por
dc.description.abstractIn 2000, 15-year-old Portuguese students were submitted to a PISA (Program for International Student Assessment) assessment of literacy skills in reading, revealing a modest performance below the average of the OECD countries. The evaluation of these results also led to didactic concerns regarding the Portuguese language, visible on the urgent curriculum reform that gave rise to the CNEB (National Curriculum for Basic Education) and the implementation of national exams for the Portuguese language in 2005, as a need to benchmark criteria at the national levei. Meanwhile, the 1991 Portuguese language syllabuses were (administratively) in effect until 2009, even though the national exams had already stopped evaluating them. There are new syllabuses for the Portuguese Basic Education. which are not yet in force. although they already inform those exams. We aim at examining how the Portuguese school tries to tackle the challenge of literacy in a time of curricular change, based on the evaluation results in the Portuguese language in the 9Ih year (PISA tests and national exams) and on a pre-experimental pilot experlence carried out with a sample of 30 students of the 9Ih grade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da língua maternapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEnsino básico 3º ciclo - Portugalpor
dc.subjectAvaliação da educaçãopor
dc.subjectAvaliação de currículospor
dc.subjectAvaliação dos alunospor
dc.subjectEficácia da escolapor
dc.subjectResultados da educaçãopor
dc.titleAvaliação em português no 9º ano e o desafio da literacia (2000-2009)por
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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