Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/35269
Título: | A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance |
Autor: | Santos, Sabrina Neves dos |
Orientador: | Fonseca, André Filipe Reis Mendes Cabral da |
Palavras-chave: | Aulas de grupo Aprendizagem colaborativa Simulação e preparação da performance Feedback |
Data de Defesa: | 15-Dez-2021 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no ano letivo de 2020/2021, no âmbito da Prática de
Ensino Supervisionada (PES), relativa ao Mestrado em Ensino da Música, na variante de Violino, pela Universidade de Aveiro.
O documento divide-se em duas partes, a primeira referente ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio), que decorreu na Escola Artística do
Conservatório de Música de Coimbra, e a segunda referente ao Projeto de Investigação, no qual é abordado o tema das Aulas de Grupo.
Este trabalho propõe-se averiguar a viabilidade das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação da performance. Desta forma, foram abordados temas como a aprendizagem colaborativa, a simulação de performance e o feedback.
Os dados recolhidos permitiram concluir que as aulas de grupo podem ser uma
metodologia pertinente com implicação positiva na preparação da performance,
ajudando os alunos envolvidos nestas aulas a se desenvolverem musical, pessoal e
profissionalmente. The present work was carried out in the academic year 2020/2021, within the scope of the Supervised Teaching Practice, related to the master’s degree in Music Teaching, in the variant of Violin, by the University of Aveiro. The document is divided into two parts, the first referring to the Report of Supervised Teaching Practice, which took place at the Artistic School of the Conservatory of Music in Coimbra, and the second referring to the Research Project, in which the theme of Group Lessons is addressed. This work aims to investigate the viability of Group Lessons as a performance preparation methodology. Thus, topics such as collaborative learning, performance simulation and feedback were addressed. The collected data allowed to conclude that group lessons can be a relevant methodology with positive implications for performance preparation, helping students involved in these classes to develop musically, personally and professionally. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35269 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Sabrina_Santos.pdf | 10.58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.