Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34640
Title: A sequência didática “observa, percebe e age”: uma proposta para a promoção da educação sexual em ciências naturais
Author: Ferreira, Inês
Guerra, Cecília
Keywords: Puberdade
Banda desenhada
Consciência crítica
Mudanças físicas e emocionais
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abstract: A sequência didática do projeto “Observa, Percebe e Age” (OPA) é constituída por atividades para o 6º ano de escolaridade, com vista ao desenvolvimento nos alunos envolvidos de uma consciência crítica e de aceitação de si mesmos e dos outros, sobre as mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida, enquadrado na disciplina de Ciências Naturais. Este tema torna-se pertinente no sentido de que os alunos estão num período de mudança e evolução, tanto a nível físico como emocional, e por isso é essencial intervir e prevenir situações que poderão ocorrer a nível do desenvolvimento sexual.
La secuencia didáctica del proyecto “Observa, Percebe e Age” (OPA) consta de actividades para el 6º año de escolaridad, con miras a desarrollar en los estudiantes involucrados una conciencia crítica y la aceptación de sí mismos y de los demás, sobre lo físico. y cambios emocionales asociados a la sexualidad a lo largo de la vida, enmarcados en la disciplina de las Ciencias Naturales. Este tema cobra relevancia en el sentido de que los estudiantes se encuentran en un período de cambio y evolución, tanto física como emocionalmente, y por eso es fundamental intervenir y prevenir situaciones que puedan ocurrir en cuanto al desarrollo sexual.
The didactic sequence of the “Observa, Percebe e Age” (OPA) project consists of activities for the 6th year of schooling, regarding the development of the students involved a critical awareness and acceptance of themselves and others, about the physical and emotional changes associated with sexuality throughout life, framed in the discipline of Natural Sciences. This theme becomes relevant in the sense that students are in a period of change and evolution, both physically and emotionally, and that is why it is essential to intervene and prevent situations that may occur in terms of sexual development.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34640
Publisher Version: https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2021/03/VPCT2020-Atas_2021.03.11_compressed.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VPCT2020-Atas_2021.03.11_compressed.pdf12.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.