Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/34640
Título: A sequência didática “observa, percebe e age”: uma proposta para a promoção da educação sexual em ciências naturais
Autor: Ferreira, Inês
Guerra, Cecília
Palavras-chave: Puberdade
Banda desenhada
Consciência crítica
Mudanças físicas e emocionais
Data: 2021
Editora: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Resumo: A sequência didática do projeto “Observa, Percebe e Age” (OPA) é constituída por atividades para o 6º ano de escolaridade, com vista ao desenvolvimento nos alunos envolvidos de uma consciência crítica e de aceitação de si mesmos e dos outros, sobre as mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida, enquadrado na disciplina de Ciências Naturais. Este tema torna-se pertinente no sentido de que os alunos estão num período de mudança e evolução, tanto a nível físico como emocional, e por isso é essencial intervir e prevenir situações que poderão ocorrer a nível do desenvolvimento sexual.
La secuencia didáctica del proyecto “Observa, Percebe e Age” (OPA) consta de actividades para el 6º año de escolaridad, con miras a desarrollar en los estudiantes involucrados una conciencia crítica y la aceptación de sí mismos y de los demás, sobre lo físico. y cambios emocionales asociados a la sexualidad a lo largo de la vida, enmarcados en la disciplina de las Ciencias Naturales. Este tema cobra relevancia en el sentido de que los estudiantes se encuentran en un período de cambio y evolución, tanto física como emocionalmente, y por eso es fundamental intervenir y prevenir situaciones que puedan ocurrir en cuanto al desarrollo sexual.
The didactic sequence of the “Observa, Percebe e Age” (OPA) project consists of activities for the 6th year of schooling, regarding the development of the students involved a critical awareness and acceptance of themselves and others, about the physical and emotional changes associated with sexuality throughout life, framed in the discipline of Natural Sciences. This theme becomes relevant in the sense that students are in a period of change and evolution, both physically and emotionally, and that is why it is essential to intervene and prevent situations that may occur in terms of sexual development.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34640
Versão do Editor: https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2021/03/VPCT2020-Atas_2021.03.11_compressed.pdf
Aparece nas coleções: CIDTFF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VPCT2020-Atas_2021.03.11_compressed.pdf12.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.