Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/34288
Título: | Exposição Machine Art, MOMA, 1934: o artefacto de uso exposto no museu |
Autor: | Balsa, Raquel Providência, Francisco Pombo, Fátima |
Palavras-chave: | Design Machine Art Museum Every-day Life Useful Beauty |
Data: | 19-Out-2021 |
Editora: | Editora Científica Digital |
Resumo: | A exposição Machine Art determina o momento em que a máquina e artefatos de uso diário tomam lugar num museu de arte. Embora a exposição Machine Art represente a visão do diretor fundador do MoMA, Alfred H. Barr, expandindo o escopo do museu para além da pintura e escultura, foi também um momento de crença otimista na máquina. Influenciada pelo Futurismo, foi uma época de entusiasmo febril alimentado pela propaganda que possibilitarià o consumismo. É também o momento em que curadores sob o ideal da modernidade iniciam a tarefa de estabelecer critérios para uma museologia de artefatos de design. Com este artigo pretendemos interpretar o significado desta exposição como um contributo crítico para a museologia do design na sua relação com a sociedade; por outras palavras, avaliar o papel do museu como um laboratório para moldar comportamentos e mentalidades. Isto assume ainda mais importância dado que este artigo faz parte de uma investigação de doutoramento do primeiro autor deste estudo, que se dedicou a definir princípios de validação que possam contribuir para o tratamento museológico e a criação de um sistema de seleção de artefactos para o Museu do Design Português. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34288 |
DOI: | 10.37885/210906017 |
ISBN: | 978-65-89826-86-6 |
Aparece nas coleções: | ID+ - Capítulo de livro |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exposicao Machine Art MoMA1934 o artefacto de uso exposto no museu_RaquelBalsa.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.