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http://hdl.handle.net/10773/34154
Title: | Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa |
Author: | Cachapuz, António |
Keywords: | Formação de professores Reflexão Pesquisa Ciências |
Issue Date: | Feb-2021 |
Publisher: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo |
Abstract: | Defende-se a necessidade de introduzir rigor no designado “discurso reflexivo” da formação de
professores como dispositivo visando o seu desenvolvimento profissional, em particular sustentado na pesquisa.
Desenvolve-se este argumento no caso da formação de professores de ciências através de um estudo visando
fundamentar e caracterizar um possível quadro de referências para o seu ensino em que os professores se possam
rever. O estudo adoptou uma orientação metodológica de índole qualitativa de natureza interpretativa. Elaboramse três linhas de orientação consideradas fundamentais à luz do estado da arte: Visão humanista de ciência;
Pluralismo metodológico; A aprendizagem como processo social e culturalmente mediado. It is stressed the need to introduce accuracy in the so-called "reflexive discourse" of teacher education as a tool aimed at their professional development, particularly supported by research. This argument is developed in the case of the training of science teachers through a study aimed to substantiate and characterize a possible framework for their teaching in which teachers can review themselves. The study adopted a qualitative methodological orientation of an interpretative nature. Three guidelines considered fundamental in the light of the state of the art are elaborated: humanistic vision of science; methodological pluralism; learning as a socially and culturally mediated process. Se defiende la necesidad de mayor rigor en el "discurso reflexivo" de la formación del profesorado como un dispositivo orientado a su desarrollo profesional, en particular apoyado por la investigación. Este argumento se desarrolla en el caso de los profesores de ciencias a través de un estudio destinado a sostener y caracterizar un marco de referências para su enseñanza. El estudio adoptó una orientación metodológica cualitativa de carácter interpretativo. Se elaboran tres directrices fundamentales a la luz del estado de la arte: Visión humanista de la ciencia; Pluralismo metodológico; Aprender como un proceso social y culturalmente mediado. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34154 |
ISSN: | 2447-8288 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
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