Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cachapuz, António | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T14:51:47Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T14:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-02 | - |
dc.identifier.issn | 2447-8288 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/34154 | - |
dc.description.abstract | Defende-se a necessidade de introduzir rigor no designado “discurso reflexivo” da formação de professores como dispositivo visando o seu desenvolvimento profissional, em particular sustentado na pesquisa. Desenvolve-se este argumento no caso da formação de professores de ciências através de um estudo visando fundamentar e caracterizar um possível quadro de referências para o seu ensino em que os professores se possam rever. O estudo adoptou uma orientação metodológica de índole qualitativa de natureza interpretativa. Elaboramse três linhas de orientação consideradas fundamentais à luz do estado da arte: Visão humanista de ciência; Pluralismo metodológico; A aprendizagem como processo social e culturalmente mediado. | pt_PT |
dc.description.abstract | It is stressed the need to introduce accuracy in the so-called "reflexive discourse" of teacher education as a tool aimed at their professional development, particularly supported by research. This argument is developed in the case of the training of science teachers through a study aimed to substantiate and characterize a possible framework for their teaching in which teachers can review themselves. The study adopted a qualitative methodological orientation of an interpretative nature. Three guidelines considered fundamental in the light of the state of the art are elaborated: humanistic vision of science; methodological pluralism; learning as a socially and culturally mediated process. | pt_PT |
dc.description.abstract | Se defiende la necesidad de mayor rigor en el "discurso reflexivo" de la formación del profesorado como un dispositivo orientado a su desarrollo profesional, en particular apoyado por la investigación. Este argumento se desarrolla en el caso de los profesores de ciencias a través de un estudio destinado a sostener y caracterizar un marco de referências para su enseñanza. El estudio adoptó una orientación metodológica cualitativa de carácter interpretativo. Se elaboran tres directrices fundamentales a la luz del estado de la arte: Visión humanista de la ciencia; Pluralismo metodológico; Aprender como un proceso social y culturalmente mediado. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa | pt_PT |
dc.subject | Ciências | pt_PT |
dc.title | Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 22 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Internacional de Formação de Professores de Ciências | pt_PT |
degois.publication.volume | 6 | pt_PT |
dc.identifier.articlenumber | e021007 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alexandre-artigo-cachapuz-rifp-2021.pdf | 239.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.