Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCachapuz, Antóniopt_PT
dc.date.accessioned2022-07-15T14:51:47Z-
dc.date.available2022-07-15T14:51:47Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.issn2447-8288pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34154-
dc.description.abstractDefende-se a necessidade de introduzir rigor no designado “discurso reflexivo” da formação de professores como dispositivo visando o seu desenvolvimento profissional, em particular sustentado na pesquisa. Desenvolve-se este argumento no caso da formação de professores de ciências através de um estudo visando fundamentar e caracterizar um possível quadro de referências para o seu ensino em que os professores se possam rever. O estudo adoptou uma orientação metodológica de índole qualitativa de natureza interpretativa. Elaboramse três linhas de orientação consideradas fundamentais à luz do estado da arte: Visão humanista de ciência; Pluralismo metodológico; A aprendizagem como processo social e culturalmente mediado.pt_PT
dc.description.abstractIt is stressed the need to introduce accuracy in the so-called "reflexive discourse" of teacher education as a tool aimed at their professional development, particularly supported by research. This argument is developed in the case of the training of science teachers through a study aimed to substantiate and characterize a possible framework for their teaching in which teachers can review themselves. The study adopted a qualitative methodological orientation of an interpretative nature. Three guidelines considered fundamental in the light of the state of the art are elaborated: humanistic vision of science; methodological pluralism; learning as a socially and culturally mediated process.pt_PT
dc.description.abstractSe defiende la necesidad de mayor rigor en el "discurso reflexivo" de la formación del profesorado como un dispositivo orientado a su desarrollo profesional, en particular apoyado por la investigación. Este argumento se desarrolla en el caso de los profesores de ciencias a través de un estudio destinado a sostener y caracterizar un marco de referências para su enseñanza. El estudio adoptó una orientación metodológica cualitativa de carácter interpretativo. Se elaboran tres directrices fundamentales a la luz del estado de la arte: Visión humanista de la ciencia; Pluralismo metodológico; Aprender como un proceso social y culturalmente mediado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPesquisapt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.titleFormação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage22pt_PT
degois.publication.titleRevista Internacional de Formação de Professores de Ciênciaspt_PT
degois.publication.volume6pt_PT
dc.identifier.articlenumbere021007pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexandre-artigo-cachapuz-rifp-2021.pdf239.58 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.