Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/33841
Título: | À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
Autor: | Duarte, Maria José Almeida Pereira |
Orientador: | Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro |
Palavras-chave: | Crianças investigadoras Cultura cigana Escola Família Bairro |
Data de Defesa: | 20-Dez-2021 |
Resumo: | O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças
Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi
desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de
especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de
Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7
crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos,
pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro.
Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de
um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade
latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na
escola e na sociedade dominante.
O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças,
do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao
território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e
responsabilidade na comunidade.
Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia. The research project presented here, under the title “Conversation with Gypsy Children about Their Belongings and Neighborhoods on the Outskirts of the City”, was developed within the scope of the Master in Education and Training, in the area of specialization in Social Education and Intervention. Community, at the University of Aveiro. The group of children who participated in this project consisted of 7 children (5 girls and 2 boys) aged between 6 and 10 years old, belonging to the gypsy ethnicity living in a social neighborhood in Aveiro. We reflect on our conditions of encounter and dialogue with gypsy children from an invisible and socially marginalized neighborhood where situations of latent and manifest conflict separate community life from belonging and neighborhood from life at school and in the dominant society. Our main objective was to identify the conditions under which children's performance, in the role of researchers on community roots, family belongings and the territory – Neighborhood and Country – can contribute to the reconstruction of their social identity and responsibility in the community. We used the participatory action-research methodology using Genealogy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/33841 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Maria_Duarte.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.