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dc.contributor.advisorMadeira, Alexandre Leite de Castropt_PT
dc.contributor.authorBessa, Susana Cristina Ferreira de Oliveirapt_PT
dc.date.accessioned2022-05-05T12:52:22Z-
dc.date.available2022-05-05T12:52:22Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33820-
dc.description.abstractAtualmente, entre muitos outros desafios, os professores vêem-se confrontados com a necessidade de adotarem novas dinâmicas de ensino e de aprendizagem interdisciplinares e com o constante apelo ao recurso às tecnologias de informação e comunicação para enriquecerem as práticas letivas. Para além destas exigências, desde 2015 que o Ministério da Educação tem vindo a promover iniciativas para a introdução das Ciências da Computação e da Programação de Computadores nas escolas portuguesas, sendo uma das principais finalidades da programação o desenvolvimento do pensamento computacional. Este trabalho propõe um conjunto de guiões para a criação de artefactos digitais em Scratch por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito de projetos interdisciplinares, integrando a disciplina de TIC com a Matemática, envolvendo os temas «Critérios de divisibilidade» (5.º ano) e «Escalas» (6.º ano). Esta atividade, tendo em vista a diversificação de estratégias de aprendizagem, assume o princípio de que os professores de Matemática e de TIC possam realizar trabalho interdisciplinar com recurso a ambientes de programação amigáveis a estas faixas etárias, como é o caso do Scratch. Estes formalismos representam uma importante ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional do aluno do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, among other challenges, teachers are faced with the need of the adopting of new interdisciplinary teaching and learning dynamics, with the raise of using information and communication technologies to enrich their teaching practices. Moreover, since 2015 the Portuguese Education Ministry has been promoting initiatives for the introduction of Computer Science and Computer Programming in Portuguese schools, having the purpose of using the programming practice to promote the development of the computational thinking.This work proposes a set of scripts to guide the creation of digital artifacts with Scratch by 2nd Cycle of Basic Education students, in the context of interdisciplinary projects, integrating the discipline of TIC with Mathematics. The working topics are the "Divisibility criteria " (5th year) and "Scales" (6th year).This activity, by diversifying the learning strategies, assumes the principle that the teachers of TIC and Mathematics shall carry on interdisciplinary work using friendly programming languages for this age group as Scratch. These environments represent an important tool for the promotion of the computational thinking in the student.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho interdisciplinarpt_PT
dc.subjectIntegração das tecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectAlgoritmopt_PT
dc.subjectProgramaçãopt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjectArtefactos digitaispt_PT
dc.subjectCritérios de divisibilidadept_PT
dc.subjectEscalaspt_PT
dc.titleAs TIC e o Scratch na abordagem de temas da Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Matemática para Professorespt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

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