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Título: Heterogeneidade na acessibilidade dos websites das Agências de Viagens: um estudo na Região Centro de Portugal
Outros títulos: Heterogeneity in accessibility of Travel Agency websites: a study in the Central Portugal Region
Autor: Silveiro, André
Eusébio, Celeste
Teixeira, Leonor
Palavras-chave: Agências de viagens
Turismo acessível
Pessoas com incapacidade
Acessibilidade web
Data: Dez-2019
Editora: Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Resumo: No âmbito do turismo acessível, os websites, enquanto canais promocionais preferenciais, podem representar elementos facilitadores ao acesso físico de produtos e/ou serviços turísticos, caso cumpram com os requisitos de acessibilidade de informação. O presente estudo pretende analisar o nível de acessibilidade dos websites das Agências de Viagens da Região Centro de Portugal, tendo como base as Diretrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web (WCAG 2.0) e usando, para o efeito, duas ferramentas automáticas de avaliação (AccessMonitor e TAW online). Os resultados revelam que os websites das Agências de Viagens analisados apresentam alguns problemas em termos de acessibilidade, nomeadamente nos requisitos mais básicos (nível A) das WCAG, e nos princípios ‘Percetível’ e ‘Robusto’. O artigo termina com algumas sugestões para melhorar o nível de acessibilidade dos websites das Agências de Viagens, de forma a que todas as pessoas possam ter acesso à informação, independentemente das suas características e/ou necessidades.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/33671
DOI: 10.17013/risti.35.18-34
ISSN: 1646-9895
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