Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Ângelopt_PT
dc.contributor.authorPinto, Hélderpt_PT
dc.contributor.authorFigueiroa, Alcinapt_PT
dc.date.accessioned2022-02-16T12:06:30Z-
dc.date.available2022-02-16T12:06:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-989-704-429-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33201-
dc.description.abstractA Estatística é uma área fundamental da Matemática, não só como conteúdo escolar, mas também na forma como entendemos o mundo. Uma vez que o curso de licenciatura em Educação Básica inclui esta área no seu Plano de Estudos, torna-se essencial desenvolver recursos pedagógicos neste domínio do saber. Neste trabalho iremos apresentar as potencialidades de simuladores (no software Excel) no ensino da Estatística e como estes, enquanto objetos de aprendizagem digitais, podem, de um modo rápido e eficaz, melhorar competências de literacia matemática, bem como a sensibilidade estatística dos estudantes do curso de Educação Básica.pt_PT
dc.description.abstractStatistics is a fundamental area of Mathematics, not only as school content, but also in the way we understand the world. Since the graduation in Basic Education includes this area in its Study Plan, it is essential to develop pedagogical resources in this area of knowledge. In this work we will present the potential of simulators (in Excel software) in the teaching of Statistics and how these, as digital learning objects, can, in a fast and effective way, improve mathematical literacy skills, as well as the statistical sensitivity of students of the Basic Education course.pt_PT
dc.description.abstractLa Estadística es un área fundamental de las Matemáticas, no sólo como contenido escolar, sino también en la forma en que entendemos el mundo. Dado que el curso de grado en Educación Básica incluye esta área en su Plan de Estudios, es esencial desarrollar recursos pedagógicos en esta área del conocimiento. En este trabajo presentaremos el potencial de los simuladores (en software de Excel) en la enseñanza de la Estadística y cómo estos, como objetos de aprendizaje digital, pueden, de forma rápida y eficaz, mejorar las habilidades de alfabetización matemática, así como la sensibilidad estadística de los estudiantes del curso de Educación Básica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT
dc.relationUIDB/04106/2020pt_PT
dc.relationUIDP/04106/2020pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectSimuladorespt_PT
dc.subjectExcelpt_PT
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.titleA utilização de objetos de aprendizagem digitais no ensino de estatística no curso de educação básicapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage180pt_PT
degois.publication.lastPage188pt_PT
degois.publication.locationVila Realpt_PT
degois.publication.titleRelatos e investigação de práticas de ensino de ciências e tecnologia - atas do Encontro Internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020)pt_PT
Appears in Collections:CIDMA - Capítulo de livro
HMG - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021-VPCT2020-silva_pinto_figueiroa.pdf497.8 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.