Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32485
Title: | Inclusão de jovens adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior: contributos da literatura no contexto europeu |
Author: | Machado, Marisa Maia Santos, Paula Coelho Espe-Sherwindt, Marilyn |
Keywords: | Inclusão Ensino Superior Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa |
Abstract: | O Ensino Superior (ES) é reconhecido na nossa sociedade como um dos melhores
caminhos para um emprego gratificante, estando associado a benefícios significativos.
As pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, com limitações ao nível
do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, apesar de
ambicionarem continuar a sua formação académica, constituem um dos grupos
socialmente mais excluídos, deparando-se com preconceitos que impedem o seu acesso
ao Ensino Superior.
Com base numa revisão da literatura narrativa, pretende-se obter uma compreensão
do processo de inclusão destes estudantes que está a decorrer em instituições do ES
europeias, a partir dos contributos da literatura. Assim, objetiva-se (i) descrever
características de programas a funcionar na Europa; (ii) identificar metodologias pedagógicas que têm facilitado o sucesso do processo de ensino e aprendizagem; e (iii)
identificar efeitos da participação destes estudantes em programas oferecidos por
instituições europeias.
Este estudo evidencia que, com as metodologias apropriadas, é possível a inclusão de
pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior.
Sublinhamos a importância dos efeitos positivos e dos resultados relacionados com a
melhoria da empregabilidade provenientes destas iniciativas curriculares inclusivas. Higher education is recognized in our society as one of the best avenues for rewarding employment and associated with significant benefits. People with Intellectual and Developmental Disabilities, with limitations in intellectual functioning and Adaptive Behavior, although aiming to continue their academic education, are one of the most socially excluded groups, facing prejudice that hinder their access to Higher Education. Based on a narrative literature review it is intended to gain an understanding of the process of inclusion of these students that is taking place in European higher education institutions, from the contributions of the literature. Thus, it aims to (i) describe features of programs operating in Europe; (ii) identify pedagogical methodologies that have facilitated the success of the teaching and learning process; and (iii) identify effects of their participation in programs offered by European institutions. This study shows that, with appropriate methodologies, it is possible to include people with Intellectual and Developmental Disabilities in Higher Education. We underline the importance of the positive effects and outcomes of improving employability from these inclusive curriculum initiatives. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32485 |
ISSN: | 1645-4006 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
5296-Artigo-8939-1-10-20200226.pdf | 562.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.