Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Marisa Maiapt_PT
dc.contributor.authorSantos, Paula Coelhopt_PT
dc.contributor.authorEspe-Sherwindt, Marilynpt_PT
dc.date.accessioned2021-10-27T09:25:39Z-
dc.date.available2021-10-27T09:25:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1645-4006pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32485-
dc.description.abstractO Ensino Superior (ES) é reconhecido na nossa sociedade como um dos melhores caminhos para um emprego gratificante, estando associado a benefícios significativos. As pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, com limitações ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, apesar de ambicionarem continuar a sua formação académica, constituem um dos grupos socialmente mais excluídos, deparando-se com preconceitos que impedem o seu acesso ao Ensino Superior. Com base numa revisão da literatura narrativa, pretende-se obter uma compreensão do processo de inclusão destes estudantes que está a decorrer em instituições do ES europeias, a partir dos contributos da literatura. Assim, objetiva-se (i) descrever características de programas a funcionar na Europa; (ii) identificar metodologias pedagógicas que têm facilitado o sucesso do processo de ensino e aprendizagem; e (iii) identificar efeitos da participação destes estudantes em programas oferecidos por instituições europeias. Este estudo evidencia que, com as metodologias apropriadas, é possível a inclusão de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior. Sublinhamos a importância dos efeitos positivos e dos resultados relacionados com a melhoria da empregabilidade provenientes destas iniciativas curriculares inclusivas.pt_PT
dc.description.abstractHigher education is recognized in our society as one of the best avenues for rewarding employment and associated with significant benefits. People with Intellectual and Developmental Disabilities, with limitations in intellectual functioning and Adaptive Behavior, although aiming to continue their academic education, are one of the most socially excluded groups, facing prejudice that hinder their access to Higher Education. Based on a narrative literature review it is intended to gain an understanding of the process of inclusion of these students that is taking place in European higher education institutions, from the contributions of the literature. Thus, it aims to (i) describe features of programs operating in Europe; (ii) identify pedagogical methodologies that have facilitated the success of the teaching and learning process; and (iii) identify effects of their participation in programs offered by European institutions. This study shows that, with appropriate methodologies, it is possible to include people with Intellectual and Developmental Disabilities in Higher Education. We underline the importance of the positive effects and outcomes of improving employability from these inclusive curriculum initiatives.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectDificuldades intelectuais e desenvolvimentaispt_PT
dc.titleInclusão de jovens adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior: contributos da literatura no contexto europeupt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage141pt_PT
degois.publication.issue19pt_PT
degois.publication.lastPage166pt_PT
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
dc.identifier.essn2182-4614pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5296-Artigo-8939-1-10-20200226.pdf562.89 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.