Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32483
Title: | Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores |
Author: | Matavele, Hilária Joaquim Roldão, Maria do Céu Costa, Nilza |
Keywords: | Ensino Profissionalidade docente Competência profissional Formação inicial de professores |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
Abstract: | O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições
de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade
desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que
foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais
à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade
que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos
inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade
de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se
pensa estar a construir. The study focused on the views of 289 teachers educators from 17 Teachers’ Education Institutions of Basic Education on the notion of teaching professionalism developed in their student future teachers. Results of a questionnaire applied to them were used, presupposing and theoretically supporting that the representations of educators on the concept of teaching, privileged goals and competences in this training and attributes recognized as essential to the activity of teaching would reveal relevant aspects of the professionalism that their action intends to develop. The results show that the perspectives of the respondents include some elements associated with a low level concept of teaching professionalism and unveil contradictions about the concept that is being constructed. El estudio se centró en las visiones de 289 formadores de profesores de 17 instituciones de formación de profesores de enseñanza básica sobre la noción de profesionalidad desarrollada en sus alumnos. Se utilizaron resultados de un cuestionario que les fue aplicado, suponiendo y sosteniendo teóricamente que las representaciones de los formadores sobre concepto enseñar, objetivos y competencias privilegiadas en esa formación y atributos reconocidos como esenciales a la actividad de enseñanza desvelarían aspectos relevantes sobre la profesionalidad que su acción pretende desarrollar. Los resultados muestran que las perspectivas de los encuestados incorporan elementos asociados a un concepto de profesionalidad de nivel bajo y desvendan contradicciones sobre el concepto que se piensa estar construyendo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32483 |
DOI: | 10.1590/s1413-24782019240036 |
ISSN: | 1413-2478 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1809-449X-rbedu-24-e240036.pdf | 353.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.