Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatavele, Hilária Joaquimpt_PT
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céupt_PT
dc.contributor.authorCosta, Nilzapt_PT
dc.date.accessioned2021-10-27T09:08:58Z-
dc.date.available2021-10-27T09:08:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1413-2478pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32483-
dc.description.abstractO estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.pt_PT
dc.description.abstractThe study focused on the views of 289 teachers educators from 17 Teachers’ Education Institutions of Basic Education on the notion of teaching professionalism developed in their student future teachers. Results of a questionnaire applied to them were used, presupposing and theoretically supporting that the representations of educators on the concept of teaching, privileged goals and competences in this training and attributes recognized as essential to the activity of teaching would reveal relevant aspects of the professionalism that their action intends to develop. The results show that the perspectives of the respondents include some elements associated with a low level concept of teaching professionalism and unveil contradictions about the concept that is being constructed.pt_PT
dc.description.abstractEl estudio se centró en las visiones de 289 formadores de profesores de 17 instituciones de formación de profesores de enseñanza básica sobre la noción de profesionalidad desarrollada en sus alumnos. Se utilizaron resultados de un cuestionario que les fue aplicado, suponiendo y sosteniendo teóricamente que las representaciones de los formadores sobre concepto enseñar, objetivos y competencias privilegiadas en esa formación y atributos reconocidos como esenciales a la actividad de enseñanza desvelarían aspectos relevantes sobre la profesionalidad que su acción pretende desarrollar. Los resultados muestran que las perspectivas de los encuestados incorporan elementos asociados a un concepto de profesionalidad de nivel bajo y desvendan contradicciones sobre el concepto que se piensa estar construyendo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectCompetência profissionalpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.titleConstrução da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professorespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.titleRevista Brasileira de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume24pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782019240036pt_PT
dc.identifier.essn1809-449Xpt_PT
dc.identifier.articlenumbere240036pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1809-449X-rbedu-24-e240036.pdf353.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.