Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32441
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Dora Fonseca | pt_PT |
dc.contributor.author | Figueiredo, Irene | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Jorge Adelino | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T09:01:49Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T09:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/32441 | - |
dc.description.abstract | A publicação do Decreto-Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, instituiu a criação da Carta Educativa Municipal considerada como instrumento crucial para o desenvolvimento de políticas educativas locais. A partir de estudos realizados recentemente sobre a conceção, o desenvolvimento e a monitorização das Cartas Educativas, identificamos, neste trabalho, aspetos que, também no plano da ação, continuam a revelar a persistência de fortes regulações do poder central sobre as instâncias/atores locais, traduzida na homogeneização dos discursos nos documentos produzidos, na visão técnico-burocrática dos processos de implementação e na fraca participação dos atores na construção dos documentos. Como metodologia de pesquisa, socorremo-nos de um quadro teórico-concetual suportado pela análise organizacional, com base no qual invocamos imagens e dimensões que nos ajudam a “ler” esta realidade específica. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação – CIE-UMa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | A construção de políticas educativas locais: uma leitura sobre a conceção e o desenvolvimento das cartas educativas em Portugal | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 499 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 509 | pt_PT |
degois.publication.location | Funchal | pt_PT |
degois.publication.title | Professor do Século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis | pt_PT |
dc.identifier.esbn | 978-989-54390-2-7 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cap_Castro-etal-Livro de atas CIEC 2018 - Ebook.pdf | 393.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.