Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/32244
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuaragna, Regina Mariapt_PT
dc.contributor.authorGheno, Ediane Mariapt_PT
dc.contributor.authorPaixão, Fátimapt_PT
dc.contributor.authorVieira, Ruipt_PT
dc.date.accessioned2021-09-28T14:03:55Z-
dc.date.available2021-09-28T14:03:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32244-
dc.description.abstractA educação em ciência deve ser fundamentada na filosofia e história da ciência, tornando os profissionais éticos, cultos, ativamente políticos e com pensamento crítico desenvolvido. Nosso objetivo foi estabelecer relação entre filosofia, ciência e arte, através de uma disciplina aplicada a pós-graduandos da saúde e educação, de uma universidade brasileira. Foram avaliadas as respostas de 29 alunos (73% adesão), por análise de conteúdo (categorização/frequência) de um questionário. Constatamos que o tema e a interdisciplinaridade foram as motivações para a realização da disciplina; que ocorreram mudanças nas percepções: educação e fazer ciência requer criatividade, que a arte instiga reflexão e questionamento dos métodos educacionais convencionais, e que as atividades promoveram o pensamento crítico sobre o papel social e político da ciência e da arte.pt_PT
dc.description.abstractEducation in science must be grounded in the philosophy and history of science, making ethical, cultured, and politically active professionals with developed critical thinking. Our goal was to establish a relationship between philosophy, science and art, through a discipline applied to postgraduate students of health and education, from a Brazilian university. The responses of 29 students (73% adherence) were evaluated by content analysis (categorization / frequency) of a questionnaire. We identified that the theme and interdisciplinarity were the motivations for the achievement of the discipline; that changes occurred in perceptions: education and doing science requires creativity, that art instigates reflection and questioning of conventional educational methods, and that activities have promoted critical thinking about the social and political role of science and art.pt_PT
dc.description.abstractLa educación en ciencia debe basarse en la filosofía y la historia de la ciencia, haciendo que los profesionales sean éticos, cultos, activamente políticos y con pensamiento crítico desarrollado. Nuestro objetivo era establecer una relación entre filosofía, ciencia y arte, a través de una disciplina aplicada a estudiantes de postgrado de salud y educación, de una universidad brasileña. Las respuestas de 29 estudiantes (73% de adherencia) se evaluaron mediante el análisis de contenido (categorización / frecuencia) de un cuestionario. Se identificó que el tema y la interdisciplinariedad fueron las motivaciones para el logro de la disciplina; que los cambios ocurrieron en las percepciones: la educación y la ciencia requieren creatividad, que el arte fomenta la reflexión y el cuestionamiento de los métodos educativos convencionales y que las actividades han promovido el pensamiento crítico sobre el papel social y político de la ciencia y el arte.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad Veracruzanapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento criticopt_PT
dc.subjectCiênciapt_PT
dc.subjectFilosofíapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e artept_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date21-25 octubre, 2019pt_PT
degois.publication.firstPage86pt_PT
degois.publication.lastPage86pt_PT
degois.publication.locationMéxicopt_PT
degois.publication.titleIV Seminario Internacional de Pensamiento Crítico: Sumario de resúmenespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.pensamiento-critico.com/IVseminariointerPC/ptpt_PT
dc.identifier.doi86pt_PT
Aparece nas coleções: CIDTFF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento do Pensamento Crítico através da interdisciplinaridade.pdf49.88 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.