Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32244
Title: Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
Author: Guaragna, Regina Maria
Gheno, Ediane Maria
Paixão, Fátima
Vieira, Rui
Keywords: Pensamento critico
Ciência
Filosofía
Arte
Educação
Issue Date: 2019
Publisher: Universidad Veracruzana
Abstract: A educação em ciência deve ser fundamentada na filosofia e história da ciência, tornando os profissionais éticos, cultos, ativamente políticos e com pensamento crítico desenvolvido. Nosso objetivo foi estabelecer relação entre filosofia, ciência e arte, através de uma disciplina aplicada a pós-graduandos da saúde e educação, de uma universidade brasileira. Foram avaliadas as respostas de 29 alunos (73% adesão), por análise de conteúdo (categorização/frequência) de um questionário. Constatamos que o tema e a interdisciplinaridade foram as motivações para a realização da disciplina; que ocorreram mudanças nas percepções: educação e fazer ciência requer criatividade, que a arte instiga reflexão e questionamento dos métodos educacionais convencionais, e que as atividades promoveram o pensamento crítico sobre o papel social e político da ciência e da arte.
Education in science must be grounded in the philosophy and history of science, making ethical, cultured, and politically active professionals with developed critical thinking. Our goal was to establish a relationship between philosophy, science and art, through a discipline applied to postgraduate students of health and education, from a Brazilian university. The responses of 29 students (73% adherence) were evaluated by content analysis (categorization / frequency) of a questionnaire. We identified that the theme and interdisciplinarity were the motivations for the achievement of the discipline; that changes occurred in perceptions: education and doing science requires creativity, that art instigates reflection and questioning of conventional educational methods, and that activities have promoted critical thinking about the social and political role of science and art.
La educación en ciencia debe basarse en la filosofía y la historia de la ciencia, haciendo que los profesionales sean éticos, cultos, activamente políticos y con pensamiento crítico desarrollado. Nuestro objetivo era establecer una relación entre filosofía, ciencia y arte, a través de una disciplina aplicada a estudiantes de postgrado de salud y educación, de una universidad brasileña. Las respuestas de 29 estudiantes (73% de adherencia) se evaluaron mediante el análisis de contenido (categorización / frecuencia) de un cuestionario. Se identificó que el tema y la interdisciplinariedad fueron las motivaciones para el logro de la disciplina; que los cambios ocurrieron en las percepciones: la educación y la ciencia requieren creatividad, que el arte fomenta la reflexión y el cuestionamiento de los métodos educativos convencionales y que las actividades han promovido el pensamiento crítico sobre el papel social y político de la ciencia y el arte.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32244
DOI: 86
Publisher Version: https://www.pensamiento-critico.com/IVseminariointerPC/pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimento do Pensamento Crítico através da interdisciplinaridade.pdf49.88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.