Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMota, Paula Cristinapt_PT
dc.contributor.authorNeves, Ruipt_PT
dc.date.accessioned2021-09-22T15:05:43Z-
dc.date.available2021-09-22T15:05:43Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.issn1984-5499pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32172-
dc.description.abstractNeste artigo, propomo-nos a realizar uma revisão da literatura sobre a implementação de programas intergeracionais mediados pelas TIC referenciados em bases de dados. Foram utilizados dezessete artigos de diversas bases de dados que contemplam os temas-chave a abordar. Posteriormente foram desenvolvidas as subcategorias que resultaram da análise dos trabalhos: envelhecimento ativo e aprendizagem ao longo da vida; TIC e aprendizagem intergeracional; e TIC e aproximação familiar. A análise dos dados demonstra que a aplicação de programas intergeracionais mediados pelas TIC contribui para solidificar processos de aprendizagem e alterar a percepção tanto dos mais novos como dos mais velhos em relação à outra geração, contribuindo para a aproximação familiar, especialmente, nas famílias separadas por grandes distâncias.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present a revision of the specialized literature concerning recent intergenerational programmes developed with ICT. Seventeen papers were selected from different databases in order to enable thoughts on the key issues to be consider on this research. Then, the following subcategories, that resulted from the data analysis, were developed: active ageing and lifelong learning; ICT and intergenerational learning; ICT and familiar approach. The data analysis shows that applying an intergenerational program with ICT contributes to the learning process enhancement and to modify young and older people insights that will influence the next generations. This generation impact also contributes to reunite different family members , mainly for those who are distant from each other.pt_PT
dc.description.abstractEn este artículo se presenta una revisión de la literatura sobre la implementación de programas intergeneracionales mediados por las TIC referenciados en las bases de datos. Se analizaron diecisiete artículos de diversas bases de datos que incluyen los temas llave a tratar. Posteriormente fueron desarrolladas las subcategorías que resultaron del análisis de los trabajos: envejecimiento activo y aprendizaje permanente; TIC y aprendizaje intergeneracional; TIC y aproximación familiar. El análisis de los datos ha demostrado que ejecutar programas intergeneracionales mediados por las TIC aporta ventajas en el proceso de aprendizaje y cambia la percepción de los jóvenes y de las personas mayores sobre la otra generación. También aproxima las familias, especialmente las que están apartadas por grandes distancias.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectProgramas intergeracionaispt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.titlePráticas intergeracionais e TIC: um contributo para uma revisão da literaturapt_PT
dc.title.alternativeIntergenerational practices and ICT: a literature review contributionpt_PT
dc.title.alternativePrácticas intergeneracionales y TIC: una contribución para una revisión de la literaturapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage5pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage20pt_PT
degois.publication.titleInstrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educaçãopt_PT
degois.publication.volume21pt_PT
dc.identifier.doi10.34019/1984-5499.2019.v21.19042pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Intergeracionalidade TIC - revisao PM RN.pdf868.15 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.