Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32158
Title: Os modelos de docência da educação física no 1º ceb – visões dos gestores
Other Titles: The models of physical education teaching in the elementary school - views of managers
Modelos de enseñanza en educación física en primária – visiones de los directivos
Author: Neves, Rui
Keywords: Educação física
Escola 1º ciclo
Modelo de docência
Issue Date: 2019
Publisher: Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF)
Abstract: A educação física (EF) na escola do 1º ceb em Portugal tem uma história de avanços e recuos, de ostracismo e afirmação. As atividades físicas e desportivas nas atividades de enriquecimento curricular constituíram-se simultaneamente como um avanço na promoção da atividade física dos alunos e um recuo na regularidade da EF de cada turma. Deste modo o modelo de docência da EF no 1º ceb torna-se uma questão a analisar. Este estudo de natureza qualitativa foca-se nas perceções de 14 adjuntos da direção de outros tantos Agrupamentos de Escolas de Aveiro (Portugal), inquiridos através de um questionário, com os dados tratados através de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam uma diversidade de modelos (monodocência, monodocência coadjuvada e professor especialista de EF) nos vários Agrupamentos. Por outro lado, as opções por diferentes modelos de docência da EF parecem surgir sem fundamentação ou por uma lógica de ocupação de recursos humanos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32158
DOI: 10.47197/retos.v0i35.66019
ISSN: 1579-1726
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
66019-207466-1-PB.pdf76.75 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.