Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/32143
Título: Necessidades e expectativas das famílias com filhos adolescentes sobre a consulta desenvolvida pelo enfermeiro de família
Outros títulos: Needs and expectations of families with adolescent children about the consultation developed by the family nurse
Autor: Filipe, Maria Inês Magalhães Soares
Orientador: Pires, Célia Maria Abreu de Freitas
Barroso, Isabel Maria Antunes Rodrigues da Costa
Palavras-chave: Família
Adolescente
Enfermeiro de família
Consulta de enfermagem
Data de Defesa: 27-Jul-2021
Resumo: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar (EEESF) possui as competências para cuidar da família como um todo, bem como dos indivíduos que a compõem, considerando-a uma unidade de cuidados. Promove a capacitação da família face às exigências e especificidades do desenvolvimento, nas diferentes fases do ciclo vital, facilitando a sua resposta em situações de transição complexa. A elaboração desta dissertação permitiu refletir sobre as competências específicas do EEESF e integrou a elaboração de um estudo de investigação acerca das necessidades e expectativas das famílias com filhos adolescentes sobre a consulta desenvolvida pelo Enfermeiro de Família (EF) numa USF. A etapa “família com filhos adolescentes” é uma fase do ciclo vital em que há uma mudança significativa no papel dos pais e uma nova configuração dos filhos no seio da família, com o desenvolvimento da autonomia e a promoção da socialização. O EF acompanha a família nesta transição, capacitando-a para uma resolução positiva. A procura dos serviços de saúde pelas famílias com filhos adolescentes é menor do que seria desejável para prevenir comportamentos de risco, comuns nesta fase do ciclo vital. Assim, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de analisar as expectativas de famílias com filhos adolescentes relativamente à consulta de vigilância de saúde juvenil realizada pelo EF na USF Valongo. O estudo apresenta um desenho de cariz qualitativo, transversal e descritivo, cuja amostra não probabilística, por conveniência, foi constituída por 10 famílias que manifestaram disponibilidade e interesse em colaborar na realização do estudo e que cumpriam os critérios de inclusão definidos. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, como forma de aceder às narrativas de pais e adolescentes, sendo os dados sujeitos a análise de conteúdo segundo as etapas definidas por Bardin. Desta análise emergiram três dimensões, constituídas por categorias e subcategorias. Na dimensão “necessidades de áreas temáticas a integrar na consulta” realçam-se categorias como a “saúde mental e prevenção da violência”, os “afetos e educação para a sexualidade” e a “educação alimentar”. Na dimensão “expectativas em relação à consulta de vigilância de saúde juvenil”, os adolescentes e pais valorizaram a competência do EF como “perito”, bem como a sua “idoneidade”, realçando a importância das consultas de enfermagem de saúde juvenil e o papel do EF como facilitador nos processos de transição familiar. Na dimensão “adesão à consulta de saúde juvenil”, pais e filhos indicaram algumas “barreiras à adesão”, das quais se destacam o esquecimento do agendamento da consulta e a falta de disponibilidade de tempo. Como estratégias para promover a adesão à consulta de saúde juvenil, as famílias propõem que as unidades de saúde procurem flexibilizar horários, enviar lembretes e investir na promoção da literacia em saúde, sensibilizando para a utilização dos cuidados de saúde. Considera-se que o EF tem um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar das famílias com filhos adolescentes, seja no âmbito da educação para a saúde, seja na sua capacitação de forma que as famílias sejam competentes na resposta às suas necessidades. Assim, o EF constitui-se um agente facilitador do processo de transição para a idade adulta, dotando a família com filhos adolescentes de mecanismos que lhe permitam vivenciá-la de forma saudável.
The Nurse Family Health Specialist has the skills to take care of the family as a whole, as well as the individuals that make it up, considering it a care unit. It promotes the training of the family in face of the demands and specificities of development, in the different phases of the life cycle, facilitating its response in situations of complex transition. The elaboration of this dissertation allowed reflection on the specific competences of the Nurse Family Health Specialist and was part of the elaboration of a research study about the needs and expectations of families with teenage children about the consultation developed by the Family Nurse at a Family Health Unit. The stage “family with teenage children” is a phase of the life cycle in which there is a significant change in the role of parents and a new configuration of children within the family, with the development of autonomy and the promotion of socialization. The Family Nurse accompanies the family in this transition, enabling them to a positive resolution. The request for health services by families with teenage children is less than what would be desirable to prevent risky behaviours, which are common at this stage of the life cycle. Thus, a study was developed with the objective of analysing the expectations of families with teenage children regarding the juvenile health surveillance consultation carried out by the Family Nurse at the Valongo Family Health Unit. The study presents a qualitative, cross-sectional and descriptive design, whose non-probabilistic sample, for convenience, consisted of 10 families who expressed availability and interest in collaborating in the study and who met the defined inclusion criteria. Semi-structured individual interviews were carried out, to access the narratives of parents and adolescents, and the data were subjected to content analysis according to the steps defined by Bardin. Three dimensions emerged from this analysis, consisting of categories and subcategories. In the dimension “needs of thematic areas to be included in the consultation”, categories such as “mental health and violence prevention”, “affections and education for sexuality” and “food education” are highlighted. In the dimension "expectations in relation to the juvenile health surveillance consultation", adolescents and parents valued the competence of the Family Nurse as an "expert", as well as their "suitability", highlighting the importance of nursing consultations of youth health and the role of the family nurse as a facilitator in family transition processes. The dimension “adherence to the youth health consultation”, parents and children indicated some “barriers to adhesion”, among which the forgetting to schedule the consultation and the lack of time are highlighted. The strategies to promote adherence to youth health consultations, families propose that health units seek to make schedules more flexible, send reminders and invest in the promotion of health literacy, raising awareness about the use of health care. It is considered that the Family Nurse has a fundamental role in promoting the health and well-being of families with teenage children, whether in the context of health education, or in their training so that families are competent in responding to their needs. Thus, the Family Nurse is a facilitating agent in the transition to adulthood, providing the family with teenage children with mechanisms that allow them to experience it in a healthy way.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32143
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Maria_Filipe.pdf1.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.