Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/32024
Título: Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
Autor: Godoy, Andressa Jove
Orientador: Ramos, Ana Margarida
Palavras-chave: Peritextos
Livros para a infância
Políticas educativas
Metas curriculares
Data de Defesa: 20-Jul-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo caracterizar o percurso editorial do conjunto de obras do corpus selecionado e analisar o impacto editorial recente, decorrente da sua inserção na Lista de Obras e Textos de leitura obrigatória ou sugerida das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico para o 1.º Ciclo. Para isso, foram analisados os peritextos relativos ao formato, dimensões, capa, contracapa, lombada e guardas de todas as edições significativas de obras de autoria portuguesa dos gêneros conto de autor e poesia da lista. A investigação foi realizada sob a metodologia de estudo de caso e utilizou ferramentas de coleta de dados baseadas no modelo de checklist. A partir da análise dos peritextos das 55 edições que compõem o corpus, constatou-se que a implementação da política educativa gerou tendências editoriais, como a criação de edições econômicas e escolares. Identificaram-se também, nas edições mais recentes, influências estéticas próprias do livro-álbum.
This research aims to characterize the editorial trajectory of the set of works in the selected corpus and analyse the recent editorial impact resulting from its inclusion in the List of Works and Texts of mandatory or suggested reading of the Curriculum Goals of Portuguese from Basic Education at 1st Cycle. For this, the format, dimensions, covers and spine of all significant editions of Portuguese books of short story and poetry in the list were analysed. The investigation was carried out under the case study methodology and used a data collection tool based on the checklist model. From the analysis of the peritexts of the 55 volumes that make up the corpus, it was found that the implementation of the educational policy generated editorial trends, such as the creation of economic and school editions. It was also identified, in the most recent editions, aesthetic influences typical of the picturebook format.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32024
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Andressa_Godoy.pdf4.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.