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http://hdl.handle.net/10773/31879
Título: | A formação inicial e continuada no trabalho do coordenador pedagógico: exigência de articulação |
Autor: | Carvalho, Maria Cristina Moraes de Machado, Jane do Carmo |
Palavras-chave: | Formação inicial Formação continuada Coordenadores Pedagógicos Formador de professores |
Data: | Jan-2019 |
Editora: | Universidade Juiz de Fora. PPGP - Gestão e Avaliação da Educação Pública |
Resumo: | Este estudo aborda questões relativas à formação inicial e à formação continuada de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas de educação básica a partir de duas pesquisas em andamento que problematizam a formação e o trabalho desenvolvido por esses profissionais. Pretende-se apontar alguns desafios presentes na formação e no trabalho do coordenador pedagógico, assim como, apresentar outros caminhos para essa formação tanto em nível de graduação, como de pós-graduação. Foram priorizados estudos (Nóvoa, 2006; 2009; Alarcão, 2001; 2010; Imbernón, 2011; Benachio; Placco, 2012; Placco; Almeida; Souza, 2015; Souza; Almeida, 2015; Machado, 2015) que problematizam aspectos relacionados à formação inicial, à formação continuada e ao trabalho desenvolvido por esses profissionais coordenadores pedagógicos que atuam no campo da supervisão, coordenação e gestão em escolas de educação básica. Neste estudo de natureza qualitativa, os dados que abordam questões da formação inicial foram recolhidos a partir de questionário aplicado a alunas da turma de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade privada da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Tal instrumento de pesquisa abordou questões relacionadas às contribuições da formação para futura atuação como coordenadoras pedagógicas em escolas de educação básica. Para a discussão sobre a formação continuada, foram coletados dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso de duas universidades mineiras que ofertaram um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, do Ministério da Educação. Os resultados apontam fragilidades na formação inicial no que tange a questões relativas ao papel a ser assumido como formador de professores no âmbito das escolas de educação básica e preocupações advindas dos coordenadores já em exercício nessas escolas sobre questões que permeiam o cotidiano do trabalho por esses profissionais desenvolvido e que, muitas vezes, exige formação continuada, condições de trabalho e de desenvolvimento profissional. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31879 |
ISSN: | 2358-3304 |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Comunicações |
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