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http://hdl.handle.net/10773/31818
Title: | O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática |
Author: | Sebastião, Fernando Tavares, Dina Menino, Hugo Oliveira, Eunice la Féria, Ana Teixeira, Rita |
Keywords: | Jogos educacionais online Avaliação de jogos Competição matemática Ensino básico |
Issue Date: | Apr-2021 |
Publisher: | CICS.NOVA.IPLeiria; ESECS.Politécnico de Leiria |
Abstract: | Jogar é uma atividade lúdica que proporciona situações de prazer e de descontração, motivando o envolvimento e a atenção das crianças, o que pode ser um fator decisivo para aprender matemática, de forma significativa (Grando, 2000). Para Ponte (2005), o jogo é um tipo de tarefa que deve integrar a experiência matemática das crianças, cabendo ao professor selecionar os jogos a explorar, de acordo com objetivos curriculares a atingir. Do ponto de vista da investigação afigura-se importante proceder à avaliação de jogos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade desses recursos (Savi et al., 2010). Em relação à dinamização dos jogos, diversos estudos evidenciam que a participação dos alunos em competições matemáticas, de natureza inclusiva, promove a autoconfiança, o autoconceito e a motivação do aluno para aprender matemática (Amado, Carreira & Ferreira, 2016; Tavares & Pinto, 2019). Este estudo pretende avaliar o jogo educacional Multipli, enquanto recurso educativo, e descrever a perceção de crianças relativamente à sua experiência de jogo, no contexto de um campeonato nacional online. Adota-se o modelo ARCS (Dempsey & Johnson, 1998) para analisar a motivação dos alunos na aprendizagem, com base em quatro categorias: atenção, relevância, confiança e satisfação. Consideram-se também categorias relacionadas com a experiência do utilizador, amplamente utilizadas noutros modelos de avaliação de jogos: imersão, habilidade, divertimento, desafio, interação social e aprendizagem (Savi et al. 2010). O estudo desenvolvido é observacional, de natureza descritiva (Bogdan & Biklen, 1994; McMillan & Schumacher, 2005). O instrumento de recolha de dados é o inquérito por questionário, aplicado a crianças do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, que permite recolher a informação avaliada sob a forma de afirmações, segundo uma escala de concordância. É espectável que este estudo contribua para a compreensão e utilização dos jogos ao nível pedagógico enquanto tarefa para a aprendizagem da matemática. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31818 |
ISBN: | 978-989-8797-57-5 |
Publisher Version: | https://objsrv01.eventqualia.com/evt4-media/documents/livro_Atas_8conf_final.pdf |
Appears in Collections: | CIDMA - Capítulo de livro DMat - Capítulo de livro HMG - Capítulo de livro |
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O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática - Fernando Sebastião et al.pdf | 462.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
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