Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/31772
Título: O design na exploração de valores identitários da Ilha do Pico: a marca Picarota
Autor: Azevedo, Mariana Martins
Orientador: Albino, Cláudia
Palavras-chave: Design e território
Ilha do Pico
Picarota
Identidade
Design de sistemas de produto-serviço
Data de Defesa: 26-Fev-2021
Resumo: Esta dissertação apresenta o processo de criação da marca ‘picarota’ e alguns dos seus produtos – um projeto de design na valorização do património cultural e da identidade da ilha do Pico e, consequentemente, dos Açores. O projeto ‘picarota’, utilizando o mel de incenso local como chave de leitura do território, através do desenvolvimento e definição da marca, serviço, produtos, estratégia e redes de valor (que valorizam atores dispersos no território, potenciando o conhecimento individual de cada um deles) repensa – cultural e economicamente – o Pico na contemporaneidade, a nível nacional e internacional. O projeto desenvolvido e o estado da arte problematizado nesta investigação permitem concluir que a valorização do lugar, pelo design, depende da capacidade do designer para identificar, transcriar e comunicar novas oportunidades e potencialidades no território. Isto é, a capacidade do design para ler o território, identificar os seus valores distintivos, traduzi-los em novos sistemas de produtos e serviços úteis para novos públicos, potenciando, deste modo, a valorização e visibilidade dos lugares.
This dissertation presents the brand “picarota” and some of its products – a design project in appreciation of the territory and the identity of Pico and consequently Azores. The project ‘picarota’, using local incense honey as a reading key to the territory, through the development and defining of the brand, service, products, strategies and value network (that values actors across the territory, enabling each individual knowladge’s) rethinks – culturaly and economically – Pico’s contemporaneity in a national and international level. The developed project and the state of art problematized in this investigation allow a conclusion that the valorization of the territory, by design, depends on the capabilities of the designer to identify, translate and communicate new potencial oportunities of the territory. This is the capability of the design to read the territory, indentify its distinct values and translate them into useful new systems of products and services for the public, increasing the value and visability of the places.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31772
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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