Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/31456
Título: Estratégias pedagógicas de integração de realidade aumentada no processo de ensino e aprendizagem
Autor: Constantino, Carlos Daniel Sampaio
Orientador: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Palavras-chave: Realidade aumentada
Tic
Motivação
Concentração
Aluno
Tecnologia educativa
Estratégia pedagógica
Data de Defesa: 5-Mai-2021
Resumo: O uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, como é o caso dos dispositivos com Realidade Aumentada (RA), capta a atenção de alunos e docentes, criando a expectativa de que a sua utilização possa proporcionar novas formas de interação, novas possibilidades de colaboração e potencialmente um aumento na motivação para aprender. Este estudo promoveu o uso da RA através de diversos protótipos criados pelo docente investigador. O estudo tinha como objetivo: identificar, explorar e avaliar estratégias pedagógicas de integração de RA no processo de ensino e aprendizagem; avaliar os impactes na motivação e concentração dos alunos com a utilização de RA e definir um conjunto de orientações para a integração desta tecnologia. Dada a sua relevância e face ao exposto, o presente estudo pretendeu verificar que estratégias pedagógicas se revelam mais adequadas para a integração de RA no processo de ensino e aprendizagem e que impactes tem na concentração e na motivação dos alunos. Com vista a concretizar os objetivos foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, enquadrada no paradigma sociocrítico, e adotando uma abordagem metodológica de investigação-ação. Foram desenvolvidos protótipos que foram aplicados em contextos de ensino e aprendizagem em diferentes turmas do 3º ciclo de estudo, envolvendo um total de 62 alunos. Os resultados do estudo permitiram verificar que os alunos estavam muito interessados na possibilidade de interagir através da RA com os conteúdos programáticos e que a utilização dos protótipos adicionou uma maior motivação para resolverem as tarefas propostas pelo docente. Verificou-se, contudo, que a tecnologia, quando excessivamente presente pode ser um fator de alguma distração. Foram, ainda, identificados um conjunto de boas práticas para a adoção de RA em contextos de ensino e aprendizagem na investigação com os docentes.
use of new technologies in the teaching and learning process, as in the case of devices with the use of Augmented Reality (AR), captures both student and teacher's attention, creating the expectation that its use can provide the participants with new ways of interacting, new possibilities for collaboration and potentially an increase in motivation for learning. This research promoted the use of AR through several prototypes created by the researcher/teacher. The study aimed to identify, explore and evaluate pedagogical strategies in order to integrate AR in the teaching and learning process; to evaluate the impact of the use of AR on students' motivation and concentration and to define a set of guidelines for the integration of this technology. Given its relevance and in view of the above, the present study aims to determine which pedagogical strategies are the most appropriate for the integration of AR in the process of teaching and learning and what impacts on students' concentration and motivation. To achieve these objectives, a mixed-nature investigation was developed, framed in the sociocritical paradigm, and action-research was the methodological approach. Prototypes were developed and applied in teaching and learning contexts in different classes of the 3rd cycle of studies, involving a total of 62 students. The results of the study allowed us to verify that the students were very interested in the possibility of interacting with the AR with the syllabus contents and that the use of prototypes added greater motivation to solve the tasks proposed by the teacher. However, it was found that technology, when excessively present, can be a factor of some distraction. A set of good practices for the adoption of AR in teaching and learning contexts were also identified by the teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31456
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Carlos_Constantino.pdf55.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.