Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30833
Title: Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
Author: Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro
Advisor: Carvalho, Maria Paula
Descalço, Luís
Keywords: Aprendizagem ativa
Ensino
Matemática
Aulas invertidas
Recurso tecnológico
SIACUA
Funções
Defense Date: 21-Jul-2020
Abstract: O presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada.
The purpose of our work was to raise awareness among students and teachers of Mathematics to the importance of the knowledge and usage of the concept of active learning in the classroom, which is today a much broader space, one that goes beyond the school walls, comprising virtual reality. By using certain strategies considered appropriate to that effect, namely digital resources like SIACUA, that are useful to both teacher and students in the fulfillment of their educational activity, we did just that, using the concept of flipped classroom. We aimed at promoting the usage of those resources, in that same scenario, to demonstrate the advantages they bring to the learning process, in accordance with the demands of the current Programa e Metas Curriculares - Matemática A, that states the need for a broader student autonomy, gained through the application, in his practical life, of the concepts learned in the classroom, like that of the Mathematical Functions. Furthermore, and encouraged by those same said goals, we put into practice the teacher's own right and duty of finding innovative ways to help the student achieve that ultimate objective of the discipline in itself, especially nowadays, when its importance is daily legitimized.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30833
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Oscarina_Nogueira.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.