Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30550
Title: Gestão integrada de resíduos no Porto de Aveiro
Author: Ferreira, Tiago Henrique Quintas Moura
Advisor: Gomes, Ana Paula
Keywords: Porto de Aveiro
Gestão de resíduos
Navios
MARPOL
Meios portuários de receção
Poluição marinha
Boas práticas de gestão
Defense Date: 17-Jul-2020
Abstract: O transporte marítimo é um recurso logístico fundamental para o comércio internacional, sendo o principal impulsionador das relações internacionais que permite o transporte de grandes volumes de carga entre países, a baixo custo e de forma eficiente. Durante séculos, a maioria dos resíduos produzidos a bordo dos navios tiveram como destino os oceanos. De forma a minimizar estas descargas e a incentivar a entrega de resíduos nos meios de receção portuários, foi criada legislação específica, que alinhada com a convenção MARPOL, têm como objetivo diminuir a poluição marinha proveniente de resíduos produzidos nos navios. A Administração do Porto de Aveiro (APA), como entidade gestora das instalações portuárias do Porto de Aveiro, tem como responsabilidade a criação de condições favoráveis à entrega de resíduos provenientes de navios e proceder à sua gestão. Este estudo tem como objetivo analisar e avaliar o modelo de gestão de resíduos da APA, registando as suas boas práticas de gestão, e propor alternativas de melhoria ao modelo de gestão atual. Na análise realizada aos resíduos entregues pelos navios, concluiu-se que os resíduos com maior representatividade são os resíduos do anexo V da MARPOL que apresentam uma maior oportunidade de melhoria. Assim sendo, foi elaborada uma proposta de melhoria que visa uma maximização de receção de resíduos através da recolha de resíduos por meios móveis e consequentemente a criação de um parque de resíduos para o armazenamento dos mesmos, permitindo uma maior higienização do cais, evitando a acumulação de resíduos junto aos contentores e uma maior utilização da frente de cais.
Maritime transport is a key logistical resource for international trade and is the main driver of international relations, allowing the efficient transport of large volumes of cargo between countries, at low cost. For centuries, most of the waste produced on board ships had, as destination, the oceans. In order to minimize these discharges and to encourage the delivery of waste in port reception facilities, legislation was created, that is in line with the MARPOL Convention, and aims to reduce marine pollution from ship-generated waste on-board ships. The APA as the managing entity of the port facilities of the Port of Aveiro is responsible for creating favourable conditions for the delivery of waste from ships. This study aims to analyse and evaluate the APA's waste management model by recording its good management practices and proposing alternatives to improve the current management model. The analysis carried out on the waste delivered by ships has allowed to conclude that the most prevalent are the waste from Annex V of MARPOL, which in turn presents a greater opportunity for improvement. Therefore, a proposal for improvement was elaborated aimed at maximizing waste reception through the collection of waste by mobile means and consequently by the creation of a waste management facility for its storage, allowing a greater cleaning of the quay, avoiding the accumulation of waste near the containers and a greater use of the quay front.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30550
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Tiago_Ferreira.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.