Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/30325
Título: A aquisição dos clíticos por aprendentes chineses de Português como Língua Estrangeira
Autor: Lu Li
Orientador: Pita, Sara Topete de Oliveira
Palavras-chave: Pronomes clíticos
Colocação dos pronomes clíticos
Aprendentes chineses
Data de Defesa: 14-Dez-2020
Resumo: Os Pronomes clíticos constituem um dos pontos gramaticais mais importantes da língua portuguesa e as suas aplicações estão por toda parte. Para alunos que aprendem Português como Língua Estrangeira esta é, sem dúvida, uma área crítica, não só devido à complexidade dos pronomes, mas também dos padrões de colocação. Considerando que muitos estudantes chineses pretendem utilizar a língua portuguesa profissionalmente, considera-se fundamental analisar o seu desempenho neste tópico gramatical, razão pela qual se desenvolveu o presente trabalho. Os dados recolhidos através do inquérito relevaram que os alunos têm dificuldades na memorização dos conhecimentos gramaticais, na compreensão de regras especiais e complexas, na aplicação dos pronomes e na distinção de vários pontos de conhecimento. Os dados foram analisados ainda à luz da teoria disponível em alguns manuais escolares disponíveis no mercado atual para verificar o impacto destes no conhecimento manifestado, tendo-se concluído que os métodos devem ser usados em complementaridade. Por fim, a autora propõe algumas soluções dos problemas.
Clitic pronouns are one of the most important grammatical points of the Portuguese language and their applications are everywhere. For students who learn Portuguese as a Foreign Language, this is undoubtedly a critical area, not only due to the complexity of the pronouns, but also the placement patterns. Considering that many Chinese students intend to use the Portuguese language professionally, it is considered essential to analyze their performance in this grammatical topic, which is why this work was developed. The data collected through the survey revealed that students have difficulties in memorizing grammatical knowledge, in understanding special and complex rules, in the application of pronouns and in distinguishing various points of knowledge. The data were also analyzed in the light of the theory available in some school textbooks available in the current market to verify their impact on the manifested knowledge, having concluded that the methods must be used in complementarity. Finally, the author proposes some solutions to the problems.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30325
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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