Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30080
Title: | Filogéneses histórico-cultural e institucional dos números racionais |
Author: | Vizinho, Isabel Cabrita, Isabel |
Keywords: | Números racionais Ensino de matemática Escola |
Issue Date: | May-2020 |
Publisher: | Associação de Professores de Matemática |
Abstract: | Uma adequada compreensão dos números racionais revela-se fundamental para a construção mais lata do sentido de número, imprescindível ao progresso das ciências e a uma vida com maior qualidade.Tal compreensão vai-se cimentando numa inter-relação constante entre os significados pessoais ( e sociais) que se vão atribuindo àquele constructo ao longo do tempo – a sua ontogénese – e os significados institucionais veiculados pela escola. Como aqueles significados evoluem de forma idêntica à filogénese histórico-cultural dos números racionais, é fundamental que a filogénese institucional esteja alinhada com aquela. Isso nem sempre acontece, o que pode continuar a comprometer a ontogénese dos números racionais e, consequentemente, uma adequada apropriação daquele constructo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30080 |
ISBN: | 978-972-8768-72-0 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_filog_hist_cult_int_rac.pdf | 17.25 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.