Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30080
Title: Filogéneses histórico-cultural e institucional dos números racionais
Author: Vizinho, Isabel
Cabrita, Isabel
Keywords: Números racionais
Ensino de matemática
Escola
Issue Date: May-2020
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Abstract: Uma adequada compreensão dos números racionais revela-se fundamental para a construção mais lata do sentido de número, imprescindível ao progresso das ciências e a uma vida com maior qualidade.Tal compreensão vai-se cimentando numa inter-relação constante entre os significados pessoais ( e sociais) que se vão atribuindo àquele constructo ao longo do tempo – a sua ontogénese – e os significados institucionais veiculados pela escola. Como aqueles significados evoluem de forma idêntica à filogénese histórico-cultural dos números racionais, é fundamental que a filogénese institucional esteja alinhada com aquela. Isso nem sempre acontece, o que pode continuar a comprometer a ontogénese dos números racionais e, consequentemente, uma adequada apropriação daquele constructo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/30080
ISBN: 978-972-8768-72-0
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_filog_hist_cult_int_rac.pdf17.25 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.