Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29987
Título: O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral: o caso dos alunos dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Brasil e Ciência da Informação das Universidades Públicas de Portugal
Autor: Silva, Jaciara Januario da
Orientador: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Furtado, Cassia Cordeiro
Palavras-chave: Comportamento Infocomunicacional
Competências infocomunicacionais
Competência ética e de direito de autor
Direito Autoral
Objeto digital
Biblioteconomia - Brasil
Ciência da Informação - Portugal
Data de Defesa: Mai-2020
Resumo: A nova reconfiguração do ciberespaço altera as dinâmicas sociais e coloca em evidência questões de cunho social, cultural, informacional, comunicacional e ético, a partir do acesso, uso e reuso de objetos digitais de forma não consentida pelo autor das criações intelectuais (domínio literário, científico e artístico). Contudo, essa abundância de conteúdos disponibilizados no ciberespaço requer dos utilizadores novas formas de agir, interagir e reagir diante desses objetos digitais. Assim sendo, esta investigação propõe-se analisar o comportamento infocomunicacional dos alunos, a partir dos usos e representações na utilização dos objetos digitais nos âmbitos acadêmico e social, e articulado com as leis que regulam o direito de autor no ciberespaço. Para tanto, o desenho metodológico dialoga com as questões e objetivos propostos nesta investigação, sendo a natureza da investigação de cariz mista (qualitativa e quantitativa). Os instrumentos de recolha de dados e fontes de informação que subsidiam a análise, comparação, discussão e compreensão do fenômeno investigado, a priori, são: a) instrumentos de recolha de dados (inquéritos por questionários e entrevistas); b) fontes de informação (diretores e coordenadores dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, e alunos dos referidos cursos) e repositórios de trabalhos científicos (repositórios institucionais, bases online de artigos científicos, como Scopus, Web of Science, Academic Search Complete, b-on, Periódicos Capes, Eric, entre outras fontes, nomeadamente publicações em formato analógico, como livros sobre a problemática em estudo) e c) documentos (leis e legislações que envolvam o direito autoral; e currículos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades investigadas). Para o locus da investigação, foram delimitados os cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Brasil e Ciência da Informação das Universidades Públicas de Portugal, onde os sujeitos participantes são alunos dos primeiros e últimos anos dos cursos e os Coordenadores e Diretores dos Cursos. Considera-se que a análise dos comportamentos infocomunicacionais dos participantes envolvidos na investigação tem impacto no desenho curricular dos cursos, pois garante reflexões sobre o significado real do uso consciente desses objetos, a partir de um enquadramento legal.
The new reconfiguration of cyberspace alter social dynamics and highlights social, cultural, informational, communicational and ethical issues from the access, use and reuse of digital objects without the consent of the author of the intellectual creations (literary, scientific and artistic domain). However, this abundance of content available in cyberspace requires users new ways to act, interact and react to these digital objects. Therefore, the investigation proposes to analyze the infocommunication behavior of academics from the uses and representations in the use of digital objects in the academic and social areas, and articulate with the laws governing copyright in cyberspace. Thus, the methodological design will dialogue with the issues and objectives proposed in this research, investigative nature of mixed character (qualitative and quantitative). The data collection tools and sources of information that will support the analysis, comparison, discussion and understanding of the phenomenon investigated, a priori, are: a) data collection instruments (surveys by questionnaires and interviews); b) sources of information (directors and / or coordinators of Librarianship courses and Information Science and students of these courses) and scientific work repositories (Institutional Repositories, online databases of scientific articles as Scopus, Web of Science, Academic Search Complete, B-on, Capes, Eric, among other sources, including publications in analog format as books on the problem under study) and c) documents (laws and legislation involving copyright, and curricula of Librarianship and Information Science courses of the universities investigated). For the research locus, the Librarianship and Information Science courses of the Federal Universities in Brazil and public in Portugal are delimited, with the following participating subjects: students of the first and last years of the courses and the Coordinators / Directors of the courses. It is considered that the analysis of infocommunication behavior of the participants involved in the investigation will impact the curricular design of courses, ensuring reflections on the real meaning of the conscious use of these objects, from a legal framework.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29987
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Jaciara Januario.pdf4.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.