Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29959
Título: Jornalismo móvel e novas formas de produzir conteúdo jornalístico
Autor: Rodrigues, Luis Pedro Ribeiro
Orientador: Baldi, Vania
Gala, Adelino de Castro Oliveira Simões
Palavras-chave: Comunicação digital
Jornalismo móvel
Agilidade
Flexibilidade
Acessibilidade
Data de Defesa: Jul-2020
Resumo: O jornalismo móvel, também chamado de mojo (mobile journalism), tem se desenvolvido com os avanços das tecnologias da comunicação digital, com destaque para o smartphone, e contribuído para criar novas formas de produzir conteúdo jornalístico. O objetivo central deste trabalho é investigar o mojo enquanto nova técnica jornalística, destacando três características: agilidade, flexibilidade e acessibilidade. As hipóteses são: o jornalista móvel é capaz de produzir conteúdo jornalístico de forma mais rápida, incluindo uma maior variedade de formatos, além de ter seu acesso facilitado aos locais mais afastados e aos personagens para as entrevistas. O caminho da investigação também abrange a relação entre o uso do smartphone e a individualização do trabalho do jornalista, uma vez que esta tecnologia móvel possibilita que todo o ciclo da produção de notícias – produção, edição e distribuição – seja realizado no mesmo dispositivo. Ademais, as especialidades do mojo permitem uma adequação às exigências de narrativas cross-media e transmídia, que perpassam diferentes plataformas e desenvolvem-se em formatos variados, de maneira mais interativa com o público. Então, para testar as hipóteses de investigação foi adotada uma metodologia mista, com um questionário online, que obteve 53 respostas, e quatro entrevistas com especialistas em mojo. E os resultados se mostraram favoráveis às hipóteses, porém, com a ressalva principal de que o mojo tem necessidade e espaço para investir e avançar na qualidade dos materiais que têm produzido.
Mobile journalism, also called mojo, has been developing itself with advances in digital communication technologies, especially smartphones, and has contributed to creating new ways of producing journalistic content. The main objective of this work is to investigate mojo as a new journalistic technique, highlighting three characteristics: agility, flexibility and accessibility. The hypotheses are: the mobile journalist is able to produce journalistic content faster and in a variety of formats, in addition to having easier access to the remote locations and to characters for interviews. This investigation also covers the relationship between the use of smartphones and the individualization of the journalist's work, since this mobile technology allows the entire cycle of news production - production, editing and distribution - to be carried out on the same device. Furthermore, the specialties of mojo allow an adaptation to the requirements of cross-media and transmedia narratives, which cross different platforms and develop in different formats, in a more interactive way with the public. So, to test the research hypotheses, a mixed methodology was used, with an online questionnaire, which obtained 53 responses, and four interviews with mojo specialists. The results can be seen in the data analysis sections and at the conclusion of this work. And the results were favourable to the hypotheses, however, with the mainly proviso that the mojo needs and have space to invest and advance in the quality of the materials they have produced.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29959
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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