Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29936
Título: A gestão centralizada de stocks na indústria de revestimentos
Autor: Santos, Mariana de Jesus
Orientador: Ferreira, José Vasconcelos
Palavras-chave: Gestão da cadeia de abastecimento
Logística
Métodos de previsão
Gestão de stocks
Nível de serviço
Stock
Data de Defesa: Jul-2020
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado na Amorim Cork Flooring, S.A, uma indústria que atua no mercado dos revestimentos de cortiça. Com o intuito de otimizar a gestão de stocks de produto acabado ao longo da sua cadeia de abastecimento, foi lançado um desafio relacionado com o estudo de uma ferramenta de apoio à decisão, já em uso pela empresa, que fornece informação relativa a quando e quanto repor em stock. No entanto, os valores fornecidos pela ferramenta eram alvo de críticas pela empresa. De forma a melhorar a ferramenta para que esta forneça valores que permitam atingir um nível de serviço de 95% ao cliente final com o menor valor de capital empregue, inicialmente, foi realizado um estudo ao problema apresentado pela empresa, bem como uma recolha de dados pertinentes. De seguida, foram analisados métodos de previsão e modelos de gestão de stocks. Por fim, foi desenvolvida uma ferramenta que fornecesse informação fulcral ao responsável pela gestão de stocks e uma ferramenta de monitorização do processo. As conclusões retiradas dos resultados obtidos foram positivas e os objetivos inicialmente propostos foram respondidos.
This project was realized in Amorim Cork Flooring, S.A, who operates in the cork flooring market. With the aim to optimize the end product’s stock management through its supply chain, was proposed a challenge related to the study of a decision support tool, already in use by the company, which supplies information relative to when and how much stock should be replenished. However, the values given by this tool were criticized by the company. In order to improve the tool so its supplies values that allow a level of service of 95% to the final customer with the minimum value of capital invested, firstly, a study to the problem presented by the company and the collection of important data was realized. After, some forecast methods and stock management models were analyzed. At the end, was developed a tool to give fundamental information to the stock manager and a monitoring tool for this process. The final conclusions about the results were positive and the goals initially proposed were achieved.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29936
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Mariana_de_Jesus_Santos.pdf829.01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.