Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29767
Título: A transição da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico e o espaço exterior
Autor: Mendes, Marta Sofia Barbosa
Orientador: Figueiredo, Aida
Palavras-chave: Transição
Jardim de infância
Escola
Espaço exterior
Brincar
Interação
Data de Defesa: 20-Dez-2019
Resumo: A transição da educação pré-escolar para o ensino do 1.º ciclo do ensino básico é um processo que exige um trabalho articulado entre profissionais de educação, estabelecimentos de ensino, famílias e crianças. Neste processo complexo, o espaço exterior, surge como o lugar de maior interação entre as crianças de ambas as valências, ao possibilitar o brincar entre as mesmas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos gerais: (i) identificar o modo como é percebida a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico pelas crianças e pelas educadoras/professoras e (ii) perceber qual é o papel do espaço exterior neste processo de transição. Este estudo é um estudo de caso múltiplo e foi desenvolvido em dois contextos de intervenção: o contexto A, na valência de 1.º ciclo de ensino básico e o contexto B, na valência de educação pré-escolar. Nele, participaram dez crianças (seis da educação pré-escolar e quatro do 1.º ciclo do ensino básico), dez encarregados de educação das respetivas crianças, cinco professoras de 1.º ciclo de ensino básico (duas do contexto A e três do contexto B) e duas educadoras de infância (uma do contexto A e duas do contexto B). Para dar resposta aos objetivos deste estudo, foram utilizados diferentes instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como inquéritos por questionário, entrevistas, notas de campo e observação participante. A análise destes dados foi feita com recurso ao software online WebQDA. Os resultados mostram-nos que, nos dois contextos de intervenção deste estudo, o espaço exterior não é utilizado para promover a transição entre a EPE e o 1.º CEB.
The transition from kindergarten to primary school is a process that requires an articulated work between professionals of education, schools, families and children. In this complex process, the outdoor space emerges as the place of greater interaction between children of both valences, giving them the opportunities to play with each other. Thus, the present study aims to: (i) identify how the transition from kindergarten to primary school is perceived by children and teachers and (ii) understant what is the role of outdoor space in this transition process. This study is a multiple case study and it was developed in two intervention contexts: the context A, in the valence of primary education and the context B, in the valence of preschool education. In this study, partipated ten children (six from preschool education and four from primary education), ten parents, five primary school teachers (two from context A and three from context B) and two kindergarten teachers (one from context A and one from context B). To meet the objectives of this study, were used different data collection instruments and techniques, as questionnaire surveys, interviews, field notes and participant observation. The analysis of these data was made using the online software WebQDA. The results show us that, in the two intervention contexts of this study, the outdoor space is not used to promote the transition from kindergarten to primary school.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29767
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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