Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29618
Title: | Os reportórios plurilingues num processo de aprendizagem ao longo da vida: o caso dos estudantes maduros da Universidade de Aveiro |
Author: | Ambrósio, Susana Isabel Janeiro |
Advisor: | Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de Simões, Ana Raquel |
Keywords: | Repertório plurilingue Estudantes maduros Aprendizagem ao longo da vida Ensino superior |
Defense Date: | 11-Feb-2020 |
Abstract: | O presente estudo tem como principal enfoque os repertórios plurilingues dos
estudantes maduros (EM) a frequentar o Ensino Superior (ES), procurando
compreender de que forma os repertórios plurilingues são construídos ao longo
da vida dos referidos estudantes.
Os repertórios plurilingues podem ser entendidos como um conjunto de recursos
verbais e não verbais que o sujeito, como ator social, tem à sua disposição para
comunicar, interagir, atender às suas necessidades comunicativas e anseios
e/ou procurar soluções para problemas práticos. Considerando que a
aprendizagem de línguas não é um processo cumulativo ou segmentado, mas
antes contínuo e crescente, e que segue a trajetória de vida do sujeito,
considera-se que os repertórios plurilingues são fortemente marcados pela sua
dimensão biográfica, apresentando-se como um reflexo dos contactos com as
línguas que o sujeito vivencia ao longo de sua vida.
Igualmente inscritos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida (ALV),
os EM a frequentar a Universidade de Aveiro constituem-se como público alvo
do presente trabalho. Uma cuidadosa análise comparativa entre estudos sobre
estudantes não tradicionais, nomeadamente os EM, e sobre o desenvolvimento
dos repertórios plurilingues, revela importantes características comuns às duas
áreas de investigação, designadamente a forte dimensão biográfica que as
carateriza. De facto, a compreensão dos EM por meio da análise do
desenvolvimento dos seus repertórios plurilingues contribui para uma melhor
compreensão dos seus percursos de vida, nomeadamente dos contextos de
aprendizagem em que se movem, potenciando, igualmente, um melhor
entendimento do seu percurso enquanto estudantes do ES. Da mesma forma,
analisar a construção dos repertórios plurilingues ao longo do percurso de vida
dos EM permite compreender mais aprofundadamente as suas dinâmicas de
construção assim como reforça o seu caráter biográfico, inseparável dos
contextos em que os sujeitos se movimentam, das pessoas com quem vivem e
das escolhas que fazem ao longo da vida.
Neste sentido, este estudo procura responder à questão de investigação Como
são construídos os repertórios plurilingues pelos EM da Universidade de Aveiro,
numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida?, assentando em três
objetivos: caracterizar os EM da Universidade de Aveiro, designadamente os
seus repertórios plurilingues, compreender como são construídos os repertórios
plurilingues destes estudantes ao longo da vida e compreender de que modo a
frequência do curso de ES, por parte dos EM, contribui ou pode contribuir para
o desenvolvimento desses mesmos repertórios. Para atingir estes objetivos,
foram utilizados métodos mistos, com uma abordagem sequencial, sendo que,
numa primeira fase, os dados foram recolhidos através de um inquérito por
questionário, respondido por 195 EM (40.2%, N=485) e, numa segunda fase,
foram privilegiadas as entrevistas biográficas, realizadas com 12 EM (10%,
n=115). Os resultados evidenciam que os repertórios plurilingues se constroem num
continuum, inscrevendo as suas dinâmicas de construção num processo de
ALV, no qual os sujeitos se movimentam em contextos diferenciados e
vivenciam múltiplas situações, designadamente nos contextos pessoal,
académico e profissional. O estudo sublinha o importante papel deste último
contexto nas dinâmicas de construção dos referidos repertórios e, no que diz
respeito ao contexto do ES em particular, a investigação demonstra ainda uma
importante conexão entre o desenvolvimento dos repertórios plurilingues e a
construção do conhecimento realizada pelos EM. Mais ainda, o estudo revela a
mobilização, por parte dos EM, dos conhecimentos linguísticos prévios como
promotora de sucesso na realização das várias tarefas académicas. O contexto
de mobilidade, transversal aos suprarreferidos contextos, emergiu como tendo
um forte caráter impulsionador na construção dos repertórios plurilingues. É
nestes quatro contextos que os sujeitos têm múltiplos contactos com várias
línguas, assentes nas interações com diversos atores sociais, forjando, deste
modo, os seus repertórios plurilingues à luz das necessidades e desejos
sentidos ao longo da vida.
Ao valorizar quer a diversidade de percursos de vida, quer as vivências
linguísticas dos EM - reflexos da sociedade contemporânea – o estudo sublinha
a importância das Instituições de ES (IES) considerarem as vozes dos EM
aquando da definição das suas Missões, nomeadamente a nível da Formação
e da Extensão/ Relação e Cooperação com a Sociedade. No que diz respeito à
Formação, sublinha-se a importância de considerar as vozes dos EM na
construção das Políticas Linguísticas Educativas, nomeadamente ao nível da
inclusão de Unidades Curriculares de línguas nos curricula. Mais ainda, as vozes
dos EM desvelam a necessidade de estabelecer uma relação mais próxima
entre o contexto académico e o contexto profissional, possibilitando um maior
entendimento das reais necessidades de formação. Quanto ao à Extensão/
Relação e Cooperação com a Sociedade, as vozes dos EM afiguram-se como
fundamentais para a construção de percursos justos, a nível do acesso,
retenção e sucesso dos estudantes. Mais concretamente, considerar as vozes
dos EM é ter em linha de conta que as suas especificidades não devem ser
apenas tidas em consideração para fins de acesso ao ES, mas também na
definição de estratégias que promovam o seu sucesso enquanto estudantes do
ES. Neste sentido, considerar as vozes dos EM é, acima de tudo, contribuir para
a construção de uma universidade mais justa, democrática e plural. The focus of this study is the plurilingual repertoires of mature students (MS) in higher education (HE). Its aim is to understand how the plurilingual repertories are constructed throughout these students’ lives. Plurilingual repertoires can be understood as a set of verbal and nonverbal resources that the subject, as a social actor, has at his/her disposal to communicate, to interact, to address communicative needs and desires, and/or to find local solutions to practical problems. Considering that language learning is not a cumulative or segmented process, but a growing one that follows the subject’s life path, plurilingual repertoires are strongly grounded on a biographical dimension, presenting themselves as a reflection of the lived experiences of languages that the subject experiences throughout his/her life. The MS attending the University of Aveiro are also enrolled in a lifelong learning (LLL) perspective and are a privileged target audience of this study. A careful comparative analysis of studies on non-traditional students, namely MS, and on the development of plurilingual repertoires reveals important common features between both research areas, namely their strong biographical dimension. In fact, understanding MS by analysing the development of their plurilingual repertoires contributes to a better awareness of their life journeys, namely the contexts in which they move until the moment they reach higher education (HE). At the same time, it also enhances a better understanding of their pathways as HE students. Similarly, to analyze the construction of plurilingual repertoires throughout the life paths of MS is to reinforce their biographical character, inseparable from the contexts in which the subjects move, the people with whom they live, and the choices they make throughout their life paths. In this sense, this study pursues to answer the research question How are plurilingual repertories constructed by the MS of the University of Aveiro, from a perspective of lifelong learning?, based on three research objectives: i. To characterize the MS of the University of Aveiro, namely their plurilingual repertoires; ii. Understand how the plurilingual repertoires of these students are constructed throughout their lives and iii. Understand how the HE attendance contributes or can contribute to the development of these same repertories. In order to achieve these research objectives, mixed methods were used with a sequential approach. In a first phase, data were collected through a survey filled in by 195 MS (40.2%, N=485) and, in a second phase, biographical interviews were conducted with 12 MS (10%, n=115). The results show that plurilingual repertories are built within a continuum, in the ambit of a process of LLL, in which the subjects move in different contexts and experience multiple situations, namely in personal, academic and professional contexts. The study highlights the important role of the professional context in the dynamics of construction of these repertories. Particularly, in what concerns the HE context, the research shows an important connection between the development of plurilingual repertories and the construction of knowledge by MS. Furthermore, the study reveals that MS mobilize their previous linguistic knowledge in order to have success in their various academic tasks. The context of mobility, which is transversal to the aforementioned contexts, emerged as having a strong role in the construction of plurilingual repertories. It is in these four contexts that the subjects have multiple contacts with various languages, based on the interactions with different social actors, thus constructing their plurilingual repertoires in light of their lives’ needs and desires. By valuing MS’ personal, academic and professional pathways and the linguistic experiences they get involved within those paths, this study underlines the importance of HE Institutions (HEI) to consider the MS' voices when defining their Missions, namely at the level of Training and Extension/Relationship and Cooperation with Society. Regarding Training, it is important to consider the MS' voices in the construction of educational linguistic policies, namely at the level of the inclusion of language courses in the curricula. Furthermore, the voices of the MS reveal the need to establish a closer relationship between the academic and professional contexts, enabling a greater understanding of the real training needs. Concerning Extension/Relationship and Cooperation with Society, the MS' voices seem to be fundamental for the construction of fair paths in terms of access, retention and academic success. More specifically, considering the voices of MS is to take into account that their specificities should not only be considered for the purposes of access to HE, but also in the definition of strategies that promote their success as students. In this sense, to consider the voices of MS is, above all, to contribute to the construction of a more just, democratic and plural university. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29618 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento Susana_Ambrósio.pdf | 4.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.