Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão dept_PT
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquelpt_PT
dc.contributor.authorAmbrósio, Susana Isabel Janeiropt_PT
dc.date.accessioned2020-10-28T15:39:35Z-
dc.date.available2020-10-28T15:39:35Z-
dc.date.issued2020-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29618-
dc.description.abstractO presente estudo tem como principal enfoque os repertórios plurilingues dos estudantes maduros (EM) a frequentar o Ensino Superior (ES), procurando compreender de que forma os repertórios plurilingues são construídos ao longo da vida dos referidos estudantes. Os repertórios plurilingues podem ser entendidos como um conjunto de recursos verbais e não verbais que o sujeito, como ator social, tem à sua disposição para comunicar, interagir, atender às suas necessidades comunicativas e anseios e/ou procurar soluções para problemas práticos. Considerando que a aprendizagem de línguas não é um processo cumulativo ou segmentado, mas antes contínuo e crescente, e que segue a trajetória de vida do sujeito, considera-se que os repertórios plurilingues são fortemente marcados pela sua dimensão biográfica, apresentando-se como um reflexo dos contactos com as línguas que o sujeito vivencia ao longo de sua vida. Igualmente inscritos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida (ALV), os EM a frequentar a Universidade de Aveiro constituem-se como público alvo do presente trabalho. Uma cuidadosa análise comparativa entre estudos sobre estudantes não tradicionais, nomeadamente os EM, e sobre o desenvolvimento dos repertórios plurilingues, revela importantes características comuns às duas áreas de investigação, designadamente a forte dimensão biográfica que as carateriza. De facto, a compreensão dos EM por meio da análise do desenvolvimento dos seus repertórios plurilingues contribui para uma melhor compreensão dos seus percursos de vida, nomeadamente dos contextos de aprendizagem em que se movem, potenciando, igualmente, um melhor entendimento do seu percurso enquanto estudantes do ES. Da mesma forma, analisar a construção dos repertórios plurilingues ao longo do percurso de vida dos EM permite compreender mais aprofundadamente as suas dinâmicas de construção assim como reforça o seu caráter biográfico, inseparável dos contextos em que os sujeitos se movimentam, das pessoas com quem vivem e das escolhas que fazem ao longo da vida. Neste sentido, este estudo procura responder à questão de investigação Como são construídos os repertórios plurilingues pelos EM da Universidade de Aveiro, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida?, assentando em três objetivos: caracterizar os EM da Universidade de Aveiro, designadamente os seus repertórios plurilingues, compreender como são construídos os repertórios plurilingues destes estudantes ao longo da vida e compreender de que modo a frequência do curso de ES, por parte dos EM, contribui ou pode contribuir para o desenvolvimento desses mesmos repertórios. Para atingir estes objetivos, foram utilizados métodos mistos, com uma abordagem sequencial, sendo que, numa primeira fase, os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, respondido por 195 EM (40.2%, N=485) e, numa segunda fase, foram privilegiadas as entrevistas biográficas, realizadas com 12 EM (10%, n=115). Os resultados evidenciam que os repertórios plurilingues se constroem num continuum, inscrevendo as suas dinâmicas de construção num processo de ALV, no qual os sujeitos se movimentam em contextos diferenciados e vivenciam múltiplas situações, designadamente nos contextos pessoal, académico e profissional. O estudo sublinha o importante papel deste último contexto nas dinâmicas de construção dos referidos repertórios e, no que diz respeito ao contexto do ES em particular, a investigação demonstra ainda uma importante conexão entre o desenvolvimento dos repertórios plurilingues e a construção do conhecimento realizada pelos EM. Mais ainda, o estudo revela a mobilização, por parte dos EM, dos conhecimentos linguísticos prévios como promotora de sucesso na realização das várias tarefas académicas. O contexto de mobilidade, transversal aos suprarreferidos contextos, emergiu como tendo um forte caráter impulsionador na construção dos repertórios plurilingues. É nestes quatro contextos que os sujeitos têm múltiplos contactos com várias línguas, assentes nas interações com diversos atores sociais, forjando, deste modo, os seus repertórios plurilingues à luz das necessidades e desejos sentidos ao longo da vida. Ao valorizar quer a diversidade de percursos de vida, quer as vivências linguísticas dos EM - reflexos da sociedade contemporânea – o estudo sublinha a importância das Instituições de ES (IES) considerarem as vozes dos EM aquando da definição das suas Missões, nomeadamente a nível da Formação e da Extensão/ Relação e Cooperação com a Sociedade. No que diz respeito à Formação, sublinha-se a importância de considerar as vozes dos EM na construção das Políticas Linguísticas Educativas, nomeadamente ao nível da inclusão de Unidades Curriculares de línguas nos curricula. Mais ainda, as vozes dos EM desvelam a necessidade de estabelecer uma relação mais próxima entre o contexto académico e o contexto profissional, possibilitando um maior entendimento das reais necessidades de formação. Quanto ao à Extensão/ Relação e Cooperação com a Sociedade, as vozes dos EM afiguram-se como fundamentais para a construção de percursos justos, a nível do acesso, retenção e sucesso dos estudantes. Mais concretamente, considerar as vozes dos EM é ter em linha de conta que as suas especificidades não devem ser apenas tidas em consideração para fins de acesso ao ES, mas também na definição de estratégias que promovam o seu sucesso enquanto estudantes do ES. Neste sentido, considerar as vozes dos EM é, acima de tudo, contribuir para a construção de uma universidade mais justa, democrática e plural.pt_PT
dc.description.abstractThe focus of this study is the plurilingual repertoires of mature students (MS) in higher education (HE). Its aim is to understand how the plurilingual repertories are constructed throughout these students’ lives. Plurilingual repertoires can be understood as a set of verbal and nonverbal resources that the subject, as a social actor, has at his/her disposal to communicate, to interact, to address communicative needs and desires, and/or to find local solutions to practical problems. Considering that language learning is not a cumulative or segmented process, but a growing one that follows the subject’s life path, plurilingual repertoires are strongly grounded on a biographical dimension, presenting themselves as a reflection of the lived experiences of languages that the subject experiences throughout his/her life. The MS attending the University of Aveiro are also enrolled in a lifelong learning (LLL) perspective and are a privileged target audience of this study. A careful comparative analysis of studies on non-traditional students, namely MS, and on the development of plurilingual repertoires reveals important common features between both research areas, namely their strong biographical dimension. In fact, understanding MS by analysing the development of their plurilingual repertoires contributes to a better awareness of their life journeys, namely the contexts in which they move until the moment they reach higher education (HE). At the same time, it also enhances a better understanding of their pathways as HE students. Similarly, to analyze the construction of plurilingual repertoires throughout the life paths of MS is to reinforce their biographical character, inseparable from the contexts in which the subjects move, the people with whom they live, and the choices they make throughout their life paths. In this sense, this study pursues to answer the research question How are plurilingual repertories constructed by the MS of the University of Aveiro, from a perspective of lifelong learning?, based on three research objectives: i. To characterize the MS of the University of Aveiro, namely their plurilingual repertoires; ii. Understand how the plurilingual repertoires of these students are constructed throughout their lives and iii. Understand how the HE attendance contributes or can contribute to the development of these same repertories. In order to achieve these research objectives, mixed methods were used with a sequential approach. In a first phase, data were collected through a survey filled in by 195 MS (40.2%, N=485) and, in a second phase, biographical interviews were conducted with 12 MS (10%, n=115). The results show that plurilingual repertories are built within a continuum, in the ambit of a process of LLL, in which the subjects move in different contexts and experience multiple situations, namely in personal, academic and professional contexts. The study highlights the important role of the professional context in the dynamics of construction of these repertories. Particularly, in what concerns the HE context, the research shows an important connection between the development of plurilingual repertories and the construction of knowledge by MS. Furthermore, the study reveals that MS mobilize their previous linguistic knowledge in order to have success in their various academic tasks. The context of mobility, which is transversal to the aforementioned contexts, emerged as having a strong role in the construction of plurilingual repertories. It is in these four contexts that the subjects have multiple contacts with various languages, based on the interactions with different social actors, thus constructing their plurilingual repertoires in light of their lives’ needs and desires. By valuing MS’ personal, academic and professional pathways and the linguistic experiences they get involved within those paths, this study underlines the importance of HE Institutions (HEI) to consider the MS' voices when defining their Missions, namely at the level of Training and Extension/Relationship and Cooperation with Society. Regarding Training, it is important to consider the MS' voices in the construction of educational linguistic policies, namely at the level of the inclusion of language courses in the curricula. Furthermore, the voices of the MS reveal the need to establish a closer relationship between the academic and professional contexts, enabling a greater understanding of the real training needs. Concerning Extension/Relationship and Cooperation with Society, the MS' voices seem to be fundamental for the construction of fair paths in terms of access, retention and academic success. More specifically, considering the voices of MS is to take into account that their specificities should not only be considered for the purposes of access to HE, but also in the definition of strategies that promote their success as students. In this sense, to consider the voices of MS is, above all, to contribute to the construction of a more just, democratic and plural university.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationSFRH/BD/47533/2008pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRepertório plurilinguept_PT
dc.subjectEstudantes madurospt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleOs reportórios plurilingues num processo de aprendizagem ao longo da vida: o caso dos estudantes maduros da Universidade de Aveiropt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Educaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Susana_Ambrósio.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.