Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29479
Title: | Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano |
Author: | Martins, Eliana Soraia Almeida |
Advisor: | Neto, Maria Teresa Bixirão |
Keywords: | Visualização espacial Recursos educativos Cubos Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
Defense Date: | 18-Dec-2019 |
Abstract: | A visualização espacial e os recursos educativos, utilizados nas
atividades de visualização, são elementos fundamentais da
aprendizagem da Geometria, logo a partir dos primeiros anos de
escolaridade.
A visualização espacial inclui capacidades relacionadas com o modo
de ver o Mundo que nos rodeia e com a transformação e antecipação
da posição de objetos. É importante que desde o 1.º ciclo do ensino
básico os alunos desenvolvam a sua observação do espaço e do plano,
especificando posições, descrevendo relações espaciais e adquirindo
experiência na utilização de diversos tipos de representações.
O presente estudo envolve a implementação de tarefas de
visualização, com recurso a materiais estruturados que são concebidos
com o propósito da sua utilização na realização das tarefas.
A questão de investigação do presente estudo é a seguinte: Quais as
estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano do primeiro ciclo do ensino
básico, na resolução de tarefas de visualização? Seguindo-se uma
metodologia de investigação de natureza qualitativa, foi realizada a
recolha de dados através de observações, registos fotográficos e
registos vídeo. Os participantes no estudo foram alunos de uma turma
do 3.ºano do agrupamento de escolas de Aveiro.
Os resultados do mesmo revelam que os alunos manifestaram mais
interesse e dedicação na Tarefa que implicou contacto com o Recurso
Educativo, tendo sido visto como um desafio (a construção do mesmo)
e não como um exercício onde se revelou que as estratégias foram
diversificadas e todos os grupos se regeram pelo método de tentativaerro,
onde os grupos com os resultados menos positivos foram os
grupos constituídos apenas por elementos do mesmo género. Spatial visualization and the educational resources used in visualization activities are fundamental elements in geometry's learning, right from the first years of schooling. Spatial visualization includes capabilities related to the way of seeing the world around us and the transformation and anticipation of the position of objects. It is important that students develop their observation of space and plan from the first cycle of basic education, specifying positions, describing spatial relationships and gaining experience in the use of various types of representations. This study involves the implementation of visualization tasks, using structured materials that are designed with the purpose of their use in the performance of tasks. The research question in this study is as follows: What are the strategies used by students of the 3rd year of primary school, in the resolution of visualization tasks? Following a qualitative research methodology, data were collected through observations, photographic records and video records. The participants in the study were students from a 3rd grade class of Aveiro school’s group. The results reveal that the students showed more interest and dedication in the Task that involved contact with the Educational Resource, having been seen as a challenge (its construction) and not as an exercise where it was revealed that the strategies were diversified and all the groups were guided by the trial-error method, where the groups with the least positive results were the groups composed only of members of the same gender. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29479 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento Eliana_ Martins.pdf | 98.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.