Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29479
Título: Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
Autor: Martins, Eliana Soraia Almeida
Orientador: Neto, Maria Teresa Bixirão
Palavras-chave: Visualização espacial
Recursos educativos
Cubos
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Data de Defesa: 18-Dez-2019
Resumo: A visualização espacial e os recursos educativos, utilizados nas atividades de visualização, são elementos fundamentais da aprendizagem da Geometria, logo a partir dos primeiros anos de escolaridade. A visualização espacial inclui capacidades relacionadas com o modo de ver o Mundo que nos rodeia e com a transformação e antecipação da posição de objetos. É importante que desde o 1.º ciclo do ensino básico os alunos desenvolvam a sua observação do espaço e do plano, especificando posições, descrevendo relações espaciais e adquirindo experiência na utilização de diversos tipos de representações. O presente estudo envolve a implementação de tarefas de visualização, com recurso a materiais estruturados que são concebidos com o propósito da sua utilização na realização das tarefas. A questão de investigação do presente estudo é a seguinte: Quais as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, na resolução de tarefas de visualização? Seguindo-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, foi realizada a recolha de dados através de observações, registos fotográficos e registos vídeo. Os participantes no estudo foram alunos de uma turma do 3.ºano do agrupamento de escolas de Aveiro. Os resultados do mesmo revelam que os alunos manifestaram mais interesse e dedicação na Tarefa que implicou contacto com o Recurso Educativo, tendo sido visto como um desafio (a construção do mesmo) e não como um exercício onde se revelou que as estratégias foram diversificadas e todos os grupos se regeram pelo método de tentativaerro, onde os grupos com os resultados menos positivos foram os grupos constituídos apenas por elementos do mesmo género.
Spatial visualization and the educational resources used in visualization activities are fundamental elements in geometry's learning, right from the first years of schooling. Spatial visualization includes capabilities related to the way of seeing the world around us and the transformation and anticipation of the position of objects. It is important that students develop their observation of space and plan from the first cycle of basic education, specifying positions, describing spatial relationships and gaining experience in the use of various types of representations. This study involves the implementation of visualization tasks, using structured materials that are designed with the purpose of their use in the performance of tasks. The research question in this study is as follows: What are the strategies used by students of the 3rd year of primary school, in the resolution of visualization tasks? Following a qualitative research methodology, data were collected through observations, photographic records and video records. The participants in the study were students from a 3rd grade class of Aveiro school’s group. The results reveal that the students showed more interest and dedication in the Task that involved contact with the Educational Resource, having been seen as a challenge (its construction) and not as an exercise where it was revealed that the strategies were diversified and all the groups were guided by the trial-error method, where the groups with the least positive results were the groups composed only of members of the same gender.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29479
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Eliana_ Martins.pdf98.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.