Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29298
Título: Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
Autor: Martins, Ana Patrícia de Pinho
Orientador: Portugal, Gabriela
Palavras-chave: Implicação
Oferta educativa
Intervenção pedagógica
Educação de infância
Ensino do 1º CEB
Data de Defesa: 24-Jul-2019
Resumo: A diversidade existente nos contextos educativos é um desafio para os profissionais de educação, sendo necessário mobilizar diferentes estratégias que estejam de acordo com as necessidades e características das crianças, criando as melhores condições para que ocorram aprendizagens significativas. Foi esse o desafio que abraçámos ao longo da nossa prática pedagógica supervisionada, num primeiro momento, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade e, num segundo momento, junto de um grupo de crianças em jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo o papel de professora/educadora investigadora da sua prática pedagógica, ao longo do estágio confrontámo-nos com a dificuldade de captar o interesse e atenção das crianças em geral, havendo algumas mais preocupantes. Os níveis de implicação eram baixos. Como melhorar os níveis de implicação das crianças? Será que com uma oferta educativa mais diversificada e apelativa os níveis de implicação das crianças melhorariam? O que é que poderia ser mais interessante para aquelas crianças? Considerando estas questões, identificámos como objetivo principal da nossa prática pedagógica melhorar os níveis de implicação das crianças, através da diversificação da oferta educativa. Esse trabalho foi desenvolvido à luz de uma abordagem experiencial da educação (atenta aos níveis de implicação e de bem-estar das crianças) e recorreu ao Sistema de Acompanhamento de Crianças para apoio à sistematização das nossas observações, reflexões e intervenções. Assim, foram planificadas, dinamizadas e refletidas diversas atividades que se pretendiam mobilizadoras de níveis mais elevados de implicação das crianças. No final dos estágios, em jardim de infância e na escola, verificou-se que os níveis de implicação das crianças, por referência ao observado no início do estágio, em média, subiram. Mas, algumas crianças continuaram a ser motivo de preocupação. São resultados contextuais, não generalizáveis, que apenas dizem respeito ao conseguido junto dos grupos com quem trabalhámos. Como futura educadora/professora que investiga as suas práticas, concluo que uma prática atenta ao vivido das crianças pode não ser garantia de sucesso pleno, mas permite que fiquemos mais próximas e mais conhecedoras de cada criança, sendo mais fácil ir ao encontro do que é importante para ela.
The existing diversity in educational contexts is a challenge to professionals, as it is necessary to set different strategies to meet and respect children’s characteristics. This was the challenge we embrace in our supervised pedagogical practice, in a first moment, with a 3rd grade class and, in a second moment, with a group of kindergarten children, as a part of an internship developed in the context of a Masters in Pre-school Education and Primary School. As a teacher/educator investigator of its own pedagogical practice, throughout the internship we faced the difficulty of getting children’s interest and attention, some children being more difficult than others were. The involvement levels of the children were globally low. How to improve the children’s involvement levels? Can a more diversified and appealing educational offer improve the children’s involvement levels? What can catch the interest of the children we worked with? Considering these questions, improving the involvement levels was the main goal of our pedagogical practice, through a more diversified and appealing educational offer. An experiential educational approach (attentive to the involvement and emotional well-being levels of children) guided our work. The process-oriented child monitoring system supported our observations, reflections and interventions. In order to increase the involvement levels of the children we planned and reflected upon several activities. At the end of both internships, in the kindergarten and elementary school, we noticed that the children’s involvement levels were higher, in average, considering the involvement levels at the beginning of both internships. However, some children were still a reason for concern. Our results are context dependent, as they only address both groups that we worked with. As a future educator/teacher that investigates her own pedagogical practices, I can conclude that practices that are attentive to children´s inner experiences may not guarantee a full success of all children. Nevertheless, it allows the adult to become closer to the children, know them better, making it easy to meet what is really important to the child.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29298
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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