Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29049
Título: Cognitive performance in the elderly with and without MCI: effect of time of day and relationship with chronotype
Outros títulos: Desempenho cognitivo em idosos com e sem défice cognitivo ligeiro: efeito da hora do dia e sua relação com o cronótipo
Autor: Valente, João Pedro Braga
Orientador: Santos, Isabel Maria Barbas dos
Palavras-chave: Time of day
Cognition
Cognitive performance
Chronotype
Circadian rythm
Data de Defesa: 9-Dez-2019
Resumo: The influence of different times of day and cognitive status, in the cognitive performance is still mostly not investigated. In the literature it has been described peaks of cognitive performance throughout the day, for older adults.Besides, there seems to exist a relationship between aging and time of day effects, in the cognitive performance of older adults. It is expected that this relationship would be evident in MCI groups. 34 Caucasian older adults (one MCI group and a normative group) forming a morning group and an afternoon group completed the Wisconsin card sorting test, the digit span task, the choice response time, the Halstead category test and the attentional network task. There was no time of day effect for the cognitive tasks. There were time of day and cognitive status interaction for choice response time and backwards digit span. It was found some interesting patterns of larger time of day effects for MCI group, with better performance in the morning period in tasks that required inhibitory control, learning from feedback and timed tasks. However, some of these patterns did not reach statistical significance. The present study suggests that there might be a larger time of day effect for MCI population, with better performance in the morning period. Is also suggests that there might be a larger time of day effect for normative population, on the backwards digit span, with better performance in the afternoon. Future research should investigate the relationship of cognitive decline and time of day effects, in some cognitive functions, such as inhibitory control, learning from feedback, abstract reasoning and processing speed, in older adults with MCI and more advanced cognitive decline states and young adults as well.
A influência de diferentes horas do dia e estado cognitivo, no desempenho cognitivo encontra-se largamente por estudar. Na literatura têm sido descritos picos de desempenho cognitivo ao longo do dia, para populações idosas. Além disto, parece existir uma relação de envelhecimento com efeitos de hora do dia, no desempenho cognitivo de idosos. Espera-se que esta relação seja evidente em casos de DCL. 34 idosos portugueses caucasianos (um grupo com DCL e um grupo normativo) formando grupos de manhã e de tarde, completaram o Wiscosin card sorting test, o span de dígitos, o choice response time, o Halstead category test e o attentional network task. Não se verificaram efeitos de hora do dia, para nenhuma tarefa. Interações do efeito de hora do dia foram significantes para o span de dígitos inverso e o Choice Response Time. Emergiram alguns padrões interessantes de maior efeito de hora do dia para o grupo DCL, com melhores desempenhos de manhã para tarefas que requeriam capacidade de inibição, aprendizagem do feedback e tarefas temporizadas. No entanto, algumas destas interações não alcançaram significância estatística. O presente estudo sugere que pode existir um efeito de hora do dia maior para população DCL, com melhores desempenhos durante a manhã. Também sugere que para o span de dígitos inverso a população normativa poderá ter maior efeito de hora do dia, com melhores desempenhos durante a tarde. Sugere-se que no futuro se explorem a relação de efeito de hora do dia e declínio cognitivo aprofundadamente na capacidade de inibição, de aprendizagem do feedback, raciocínio abstrato e velocidade de processamento, em amostras de adultos idosos com DCL e estados de declínio cognitivo mais avançado, bem como em jovens adultos.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29049
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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