Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/28956
Título: | A aquisição da regência preposicional por aprendentes chineses de português como língua estrangeira |
Autor: | Guang Chen |
Orientador: | Oliveira, Emília Maria Rocha de |
Palavras-chave: | Regência verbal e nominal Aprendizagem de português língua estrangeira Aprendentes chineses |
Data de Defesa: | 20-Jul-2020 |
Resumo: | Nos últimos anos, temos assistido a uma intensificação das relações bilaterais
entre a China e os países lusófonos. Com o desenvolvimento contínuo da
globalização económica e a expansão do comércio, as atividades de
comunicação vêm-se tornando cada vez mais frequentes e próximas. Sendo as
línguas instrumentos indispensáveis à comunicação entre países, para que
essa comunicação seja deveras eficaz, é necessário que os respetivos
utilizadores tenham um conhecimento sólido do seu funcionamento. O domínio
das estruturas morfossintáticas, em particular, do mecanismo que regula as
ligações entre certos verbos e nomes e os seus complementos (regência verbal
e nominal) é, por conseguinte, condição essencial ao desenvolvimento da
competência comunicativa em Português. A regência preposicional é um dos
tópicos mais importantes e complexos da gramática portuguesa. Devido à
escassez de materiais de ensino/aprendizagem adequados e à interferência da
Língua Materna, a maioria dos aprendentes chineses não consegue
compreender profundamente o mecanismo da regência preposicional e utilizar
corretamente as preposições. Consequentemente, a aquisição da regência
preposicional tornou-se um tema que vale a pena ser estudado.
A presente dissertação tem, pois, como principal objetivo estudar a aquisição
da regência preposicional por aprendentes chineses de Português como Língua
Estrangeira. Para tal, o autor recolheu, através de um questionário, exemplos
representativos do emprego da regência verbal e nominal, para, depois, propor
estratégias mais eficazes e facilitadoras do ensino e aprendizagem desse
mecanismo da Língua Portuguesa. In recent years we have witnessed an intensification of bilateral relations between China and the Portuguese-speaking countries. With the continuous development of economic globalization and the expansion of trade, communication activities are becoming more frequent and closer. Since languages are indispensable tools for communication between countries, for such communication to be very effective, it is necessary that users have a solid knowledge of its functioning. Knowing morphosyntactic structures, in particular, the mechanism that regulates the links between certain verbs and names and their complements (verbal and nominal regency) is therefore an essential condition for the development of communicative competence in Portuguese. Prepositional conducting is one of the most important and complex topics in Portuguese grammar. Due to the scarcity of suitable teaching / learning materials and the interference of the Mother Language, most Chinese learners are unable to deeply understand the mechanism of prepositional conducting and correctly use prepositions, consequently, the acquisition of prepositional conducting has become a theme that is worth studying. This dissertation has therefore as main objective to study the acquisition of prepositional regency by Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language. The author collected through inquiry representative examples of the use of verbal and nominal regency in order to propose more effective strategies that facilitate the teaching and learning of this mechanism of the Portuguese language |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28956 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guang Chen_Dissertação.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.