Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28807
Title: Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências
Other Titles: Internet of Things in Education: a tool for science learning
Author: Moreira, Filipe T.
Vairinhos, Mário
Ramos, Fernando
Keywords: Internet das coisas
Educação
Ensino das Ciências
Issue Date: 28-Jun-2018
Publisher: IEEE
Abstract: Em muitos sistemas educativos, como é o caso de Portugal, o manual escolar tende a manter-se como o principal recurso utilizado nas aulas do Ensino Básico na área das Ciências. Por outro lado, existe pouca prevalência de trabalho experimental e, por oposição, continua a subsistir um ensino abstrato e enciclopédico, que recorre muitas vezes a dados desatualizados e desenquadrados da realidade do aluno. Uma possibilidade para o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem na área das Ciências é o recurso à Internet das Coisas que poderá potenciar ambientes de “hipersituação” de aprendizagem com dados obtidos em tempo real e contextualizados na realidade do aluno. Neste artigo apresenta-se uma visão geral sobre a utilização da Internet das Coisas em Educação, destacando potencialidades, desafios e elencando-se alguns dos conteúdos programáticos de Ciências Físicas e Naturais (do 3.º CEB) passíveis de serem abordados com recurso à Internet das Coisas. Por último apresenta-se um dispositivo baseado em tecnologia de Internet das Coisas concebido para ser utilizado em aulas de Ciências Naturais e de Físicas do 3.º ciclo do Ensino Básico Português (níveis 7 a 9).
In many educational systems, such as the Portuguese, the textbook tends to remain as the main resource used in Basic Education classes in Sciences. By opposition, there is little prevalence of experimental work and, an abstract and, encyclopedic teaching continues to subsist, which often resorts to outdated and unrelated data of the student's reality. One possibility for the enrichment of the learning environments in Sciences is the Internet of Things that can enhance "hypersituation" environments of learning with data obtained in real time and contextualized in the reality of the student. This article presents an overview on the use of the Internet of Things in Education, highlighting potentialities and challenges, and listing some of the programmatic contents of Physical and Natural Sciences (grades 7th to 9th) that can be approached using the Internet of Things. Finally presents a device based on Internet technology of Things designed to be used in classes of Natural Sciences and Physics of the 3rd cycle of Basic Education Portuguese (levels 7th to 9th).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/28807
DOI: 10.23919/CISTI.2018.8399234
ISBN: 978-1-5386-4885-8
Publisher Version: https://ieeexplore.ieee.org/document/8399234
Appears in Collections:DeCA - Capítulo de livro
DigiMedia - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Internet das Coisas em Educação uma ferramenta para a aprendizagem de ciências_FINAL.pdf268.51 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.