Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28802
Title: | Internet das Coisas em Educação: uma proposta de integração |
Author: | Moreira, Filipe T. Vairinhos, Mário Ramos, Fernando |
Keywords: | Internet das Coisas Educação Aplicabilidade |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Abstract: | A utilização da Internet das Coisas (Internet of Things em inglês) em contextos educativos tem sido especulada, debatida e testada nos últimos anos. Assim, esta investigação centrou-se no valor que a Internet das Coisas pode trazer para a Educação, essencialmente como ferramenta didática, focada na realidade até ao Ensino Secundário. Apresenta-se uma consideração teórica sobre as potencialidades e desafios da Internet das Coisas como recurso didático, elencando-se tecnologias existentes que facilitem a sua aplicabilidade, destacando-se duas formas distintas: com recurso ao desenvolvimento de dispositivos; ou a dados abertos disponibilizados por instituições obtidos com recurso a sistemas Internet das Coisas. The usage of the Internet of Things in educational contexts has been speculated, debated, and tested in recent years. Thus, this research focused on the value that the Internet of Things can bring to Education, essentially as a didactic tool, focused on reality until Secondary Education. It presents a theoretical consideration on the potentialities and challenges of the Internet of Things as a didactic resource, listing existing resources that facilitate its applicability through the development of devices or open data made available by institutions obtained using Internet of Things systems. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28802 |
ISBN: | 978-989-8753-46-5 |
Publisher Version: | http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/ |
Appears in Collections: | DeCA - Capítulo de livro DigiMedia - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Internet_das_Coisas_em_Educação.pdf | 310.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.