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http://hdl.handle.net/10773/28280
Título: | Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI |
Autor: | Vodovska, Kateryna |
Orientador: | Szczygiel, Nina Katarzyna |
Palavras-chave: | Roupa desportiva Millennials Geração Z Consumer Styles Inventory Tomada de decisão Consumidor |
Data de Defesa: | 19-Jul-2019 |
Resumo: | A presente dissertação pretende investigar o comportamento das gerações Y e
Z portuguesas relativamente ao consumo de produtos de roupa desportiva.
Para o efeito, recorreu-se à ferramenta de Sproles e Kendall (1986) “Consumer
Styles Inventory” (CSI), o que resultou em 9 grupos distintos: Consumidor
atento à moda e às novidades, Consumidor perfecionista, consciente da
qualidade, consumidor confuso pela oferta excessiva, Consumidor consciente
da marca e do preço como indicadores de qualidade, Consumidor recreativo e
hedónico, Consumidor impulsivo, Consumidor economizador de tempo gasto
durante uma compra, Consumidor leal à marca e Consumidor atento e
consciente do preço, que explicam 61,498% da variância total. Foram
encontradas diferenças estatisticamente significativas entre géneros nas
dimensões “Consumidor recreativo e hedónico”, “Consumidor economizador
de tempo gasto numa compra” e “Consumidor atento e consciente do preço”
sugerindo que o estilo de compra das mulheres poderá ser diferente dos
indivíduos do género masculino. Foi também realizado um focus group de
modo a entender melhor as perspetivas e opiniões do público em causa
relativamente à compra de roupa desportiva. This dissertation intends to investigate the behavior of the Portuguese generations Y and Z regarding their consumption of sportswear products. To that end, Sproles and Kendall’s (1986) "Consumer Styles Inventory" (CSI) has been applied, which resulted in 9 distinct groups: Novelty-Fashion conscious consumer, Perfectionism, High-Quality conscious consumer, Confused by Overchoice consumer, Brand conscious consumer, Recreational-Hedonic consumer, Impulsive consumer, Time-saving consumer, Brand-loyal consumer and Time and Price conscious consumer, explaining 61.498% of the total variance. Statistically significant differences were found between genders in the dimensions "Recreational and hedonic consumer", "Time saver consumer" and "Cost conscious consumer" suggesting that women's buying style may be different from males. A focus group was also conducted to better understand the public's views and opinions on the purchase of sportswear. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28280 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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