Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/27633
Título: | Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar |
Autor: | Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva |
Orientador: | Antunes, Maria João Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos |
Palavras-chave: | Envolvimento parental Aprendizagem Educação pré-escolar Tecnologia Educadores de infância |
Data de Defesa: | 25-Jul-2019 |
Resumo: | A importância do envolvimento parental na aprendizagem das crianças e a
sua relação com os resultados alcançados é há muito objeto de investigação,
associando-se positivamente ao desenvolvimento de competências, à
aquisição de conhecimentos, ao bom comportamento e à preparação para a
escola. O envolvimento parental efetivo requer comunicação e colaboração
entre escolas e famílias. A generalização do acesso à Internet e a crescente
utilização de dispositivos tecnológicos e ferramentas web, como redes sociais,
e-mail e mensagens instantâneas, geraram novos canais de comunicação que
foram sendo integrados no dia a dia das famílias. Neste contexto, surgiu a
investigação aqui apresentada, que teve como objetivos: especificar e
desenvolver uma plataforma digital que potenciasse a comunicação e partilha
de informação entre pais e educadores de infância, e a realização de
atividades de aprendizagem com as crianças; acompanhar a utilização da
plataforma em três jardins de infância durante um ano letivo, adaptando a
intervenção e efetuando melhorias; avaliar a plataforma na vertente
tecnológica e no impacto no envolvimento parental nas instituições
participantes. Esta investigação foi feita em contexto empresarial, envolvendo
uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro, a equipa de
desenvolvimento multimédia da empresa Criamagin e três instituições de
educação pré-escolar da Região de Aveiro. Utilizou a metodologia Design-
Based Research, dividindo-se em três fases: estudo preliminar, para
levantamento de necessidades e enquadramento teórico; desenvolvimento
tecnológico iterativo, em três ciclos de análise, desenvolvimento e avaliação
formativa com utilizadores; avaliação final da plataforma e do seu contributo
para o envolvimento parental. Os resultados permitem concluir que as
funcionalidades mais importantes da plataforma são a partilha de atividades do
jardim de infância, a partilha de links e eventos educativos, e um serviço de
mensagens privadas. As principais preocupações dos pais e educadores são
as medidas de privacidade e segurança da informação. A principal vantagem
da plataforma é fornecer informação sobre o trabalho desenvolvido com as
crianças no jardim de infância. Em relação à interação criada, os pais
assumem diferentes papéis, desde observador a participante reativo ou
participante proativo, mas o principal dinamizador é o educador. Em termos de
impacto local, a plataforma teve diferentes resultados em cada jardim de
infância, associados às práticas anteriores relativas à utilização de tecnologias
digitais para envolvimento parental e aos papéis assumidos pelos utilizadores
na plataforma. The importance of parental involvement in children's learning and its relation to learning outcomes has been the subject of research for many years, being positively associated with skills development, knowledge acquisition, good behavior and school readiness. Effective parental involvement requires communication and collaboration between schools and families. The widespread access to the Internet and the increasing use of technological devices and web tools (such as social networks, e-mail and instant messaging) have generated new communication channels that have been integrated into the daily lives of families. In this context, the research presented had as objectives: to specify and develop a digital platform that would allow the communication and sharing of information between parents and early childhood educators and the implementation of learning activities with children; monitor the use of the platform in three kindergartens during a school year, adapting the intervention and making improvements; evaluate the platform in the technological aspect (functionalities, contents, navigation), and in the educational impact (contribution to parental involvement in participating kindergartens). This research was carried out in a business context, involving a research team from the University of Aveiro, the multimedia team of Criamagin and three kindergartens. The methodology used was Design-Based Research, divided in three phases: preliminary study, for survey of needs and theoretical framework; Iterative development, in three cycles of analysis, technological development and formative evaluation; final evaluation of the platform and its contribution to parental involvement. The results show that the most important features of the platform are: sharing kindergarten activities, sharing educational links and events, and a private messaging service. The main concerns of parents and educators are privacy and security measures. The main advantage of the platform is to provide information about the work developed with children in kindergarten. In relation to the interaction, parents assume different roles, from observer to reactive participant or proactive participant, but the main contributor is the educator. In terms of local impact, the platform had different results in each kindergarten, associated with previous practices regarding the use of digital technologies for parental involvement and the roles assumed by the users. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27633 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 10.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.