Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/27578
Título: Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar
Autor: Seixas, Joana Filipa Rosa Vaz
Orientador: Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
Lousada, Marisa Lobo
Palavras-chave: Perturbação do desenvolvimento da linguagem
Insucesso escolar
Leitura e escrita
Primeiro ciclo
Data de Defesa: 25-Nov-2019
Resumo: Muitas vezes, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é detetada tardiamente, já durante o 1º ciclo. É fundamental identificar atempadamente crianças com PDL, devido ao impacto que esta pode ter na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da PDL no insucesso escolar. Pretende ainda identificar o domínio linguístico mais afetado nas crianças com PDL, analisar a relação entre PDL e dificuldades de aprendizagem e, por último, verificar se o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL. A amostra é constituída por 36 crianças falantes do Português Europeu (PE), que frequentam o 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (EB), em dois estabelecimentos de ensino da região de Aveiro. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Linguagem-ALPE (TL-ALPE), Teste Fonético-Fonológico-ALPE (TFF-ALPE) e questionário para os professores sobre o desempenho escolar. Através da análise dos dados obtidos identificaram-se 30,5% de crianças com PDL. A morfossintaxe e a metalinguagem foram igualmente os domínios linguísticos mais afetados. Através das respostas dos docentes ao questionário, verificou-se que existe correlação entre a PDL e as dificuldades de aprendizagem e que o comportamento influencia o desempenho escolar nas crianças com PDL, sendo esta associação estatisticamente significativa. Conclui-se assim que a PDL tem impacto na aprendizagem da leitura e escrita, sendo a intervenção em Terapia da Fala (TF) fundamental para minimizar o insucesso escolar
Developmental Language Disorder (DLD) is often late detected in elementary school. Early identification of children with DLD is crucial because of the impact it can have on reading and writing learning and on the child’s cognitive, emotional and social development. The main objective of the present study is to analyse the impact of DLD in school failure. It also intends to identify the linguistic domain more affected in DLD, analyse the relation between DLD and learning difficulties and, finally, to verify if the child’s behaviour influences the school performance in children with DLD. The sample is composed by 36 Portuguese native speaking children, who attend the 1st year of the 1st cycle of elementary school, in two different schools of Aveiro district. The instruments used for data collection were: socio-demographic questionnaire, TFF-ALPE, TL-ALPE and teacher’s questionnaire about school performance. Through the analysis of the obtained data, 30.5% of children were identified with DLD. Morphosyntax and metalinguistic awareness were the most affected linguistic domains. Through the answers of teacher’s questionnaire, a correlation between DLD and learning disabilities was found, it was also verified that school behavior also affects school performance in children with DLD, with a statistically significant association. Thus, DLD has an impact on reading and writing learning, and the intervention in speech therapy is essential to minimize school failure
URI: http://hdl.handle.net/10773/27578
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf2.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.